Vendedores do camelódromo pedem reabertura das lojas

Com as medidas impostas para o combate da pandemia do novo Coronavírus, o Camelótromo de Barbacena teve suas lojas fechadas e lacradas pelos órgãos públicos no início da quarentena. Entretanto, após esses 4 meses sem funcionar, muitos vendedores estão passando por uma série de dificuldades, já que precisam do trabalho para o sustento das famílias.

De acordo com Walace Peterson, proprietário de uma das lojas do Camelódromo, os vendedores já tentaram fazer contato com Vigilância Sanitária e com o Setor de Concessões de Prefeitura, que é o responsável pelo local, porém nenhum deles se responsabilizou pelo assunto e não apresentou qualquer retorno. “Nós temos ali, 60 pais de famílias diretamente envolvidos, que são proprietários com concessão da prefeitura. Sem falar os indiretos que trabalham com a gente. Então eu posso falar que tem umas 100 famílias envolvidas ali dentro e até o momento, nem o prefeito nem as secretarias responsáveis não mostrou nenhuma atitude”, contou.

Walace ainda explicou que os vendedores do Camelódromo já montaram uma proposta de funcionamento que segue todas as regras e cuidados necessários para trabalhar, com ações alternadas e seguindo o distanciamento social, porém o grupo não conseguiu marcar uma reunião para debater as possibilidades e apresentar as ideias. “Estamos fazendo a nossa parte, para ser ajudado, mas ainda não vimos a ajuda do outro lado. Assim, nós solicitamos da Prefeitura e da Vigilância Sanitária um apoio para ajudar a gente a abrir. Queremos a liberação mesmo dentro dos termos. Estamos aí para negociar. Está apertada a situação e é nosso meio de vida. Nosso sustento saí daí”, ressaltou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, a interdição do local foi realizada após o descumprimento da Deliberação 19, do Comitê Extraordinário, que previa somente a abertura de serviços essenciais. “Até o prezado momento não foi protocolado na Secretaria de Saúde nenhum documento ou solicitação por parte dos responsáveis pelo camelódromo. E ainda é válido salientar que a secretaria de saúde de Barbacena tem funcionado 24h por dia há mais de 130 dias, ou seja, mantemos o serviço administrativo de segunda a sexta-feira, e qualquer documento pode ser protocolado no setor de protocolo. Não há impeditivo de recebimento de nenhum documento. A reabertura do local é realmente de nossa competência, porém o setor precisa ter um respaldo legal uma vez que o protocolo (Minas Consciente) não contempla a atividade citada e a fiscalização da comercialização nas ruas realmente é da competência de concessões , esclareceu a Secretária de Saúde, Marcilene Dornelas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais