Take a fresh look at your lifestyle.

Vai curtir a folia? Saiba o que fazer para manter a saúde durante o carnaval

0 359

Carnaval já está aí… e você preparado para cair na folia ou vai mesmo aproveitar os dias de folga e relaxar e descansar. Seja qual for sua escolha, os cuidados com a saúde são essenciais e não podem tirar folga!

Para te ajudar nessa missão, a enfermeira da, Christiane Vieira da Unimed Barbacena trouxe dicas para um carnaval de folia ou de sossego cheios de saúde.

Unimed:  Beber água (água mesmo!) é fundamental correto?

Christiane: Indispensável mesmo Grazi. Entre as dicas para curtir a folia, essa vale para o ano todo, mas vale reforçar já que é mais fácil ficar desidratado no carnaval, seja por conta do calor, da agitação e também do consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, tem que investir no consumo de água, porque refrigerantes e outras bebidas não cumprem com essa missão de manter a hidratação. Além de ser fundamental para a saúde, a pele e o cabelo também agradecem esse cuidado e ficam muito mais bonitos e com boa aparência quando a ingestão de líquidos é feita de forma adequada.

Unimed:  Protetor solar faz parte do kit de saúde?

Christiane: Sim! Ele é fundamental para proteger nosso corpo das irradiações solares. E o uso do protetor não deve ser apenas para quem vai para a praia ou piscina. Todos devem usar protetor ao se expor ao sol, mesmo que seja uma saída rápida em qualquer horário do dia. Além de proteger contra sérias doenças, como o câncer, o uso do protetor ajuda a manter uma pele linda e saudável!

Unimed:  Para quem escolheu a folia é preciso um cuidado especial com pernas e pés, certo?

Christiane: Certo! Essas partes do corpo vão trabalhar bastante durante os dias de folia e por isso, não se esqueça de cuidar delas. Escolha sempre calçados confortáveis para evitar que surjam dores e também machucados.

Evite o uso de saltos e escolha preferencialmente tênis, sapatilhas ou sandálias presas ao pé.  Em casa, descanse alguns minutos com as pernas para cima e caso apareça aquele desconforto por conta do cansaço, vale até fazer um “escalda pés” com água morna.

Unimed:  Independe da escolha da folia ou do sossego no carnaval, o cuidado com a alimentação é necessário?

Christiane: Sempre necessário. Atenção caso for se alimentar na rua. Cuidado com as escolhas, evite alimentos gordurosos ou que contenham molhos como maionese, que por serem altamente perecíveis podem estragar mais rápido e fazer mal para você. Além do almoço e jantar que não devem ser deixados de lado, aposte em lanches leves, frutas, cereais e não abra mão da hidratação.

E para gente encerrar é uma dica especial e muito séria. A gente sabe que é carnaval, que todo mundo quer se divertir, mas lembre-se que seus atos de uma noite de festa podem refletir no resto de sua vida. Então, cuide-se, ame-se acima de tudo! Se rolou um clima bacana e a noite vai ser boa, use preservativo, tenha cuidado com seu corpo, pois ele é o templo de sua alma. Viva com saúde minha gente e bora que o carnaval vai começar!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.