Take a fresh look at your lifestyle.

Unimed celebra três décadas em Barbacena

0 276

Em 2019 a Unimed Barbacena comemora seus 30 anos, e são muitas as pessoas que fazem parte dessa história. Por isso, convidamos o presidente da cooperativa, Dr. Benedito Veiga para nos contar sobre como é fazer parte dessa cooperativa. Leia agora a entrevista com esse médico que tanto contribui com a nossa história.  

Unimed: Dr. Benedito, três décadas de uma história com muitos capítulos, centenas de personagens e um mesmo propósito: cuidar de pessoas. Queria que o senhor me falasse como é viver esses 30 anos junto da Unimed.  

Dr. Benedito: Hoje, neste momento, nós viemos aqui para falar sobre este assunto, os trinta anos da Unimed e é com muito carinho, com muita tranquilidade que nós viemos aqui, dizer para vocês: são três décadas vividas. Momentos únicos e que nos fizeram aprender, crescer em todos os aspectos. Se eu fechar meus olhos aqui, agora, eu consigo reviver muitos destes que nos marcaram de alguma forma… Tantas pessoas, imensas conquistas, muitos desafios, algumas perdas nós tivemos, mas muita cooperação, que nos fizeram ser o que somos hoje e enxergar uma luta continua pelo futuro que desejamos para a nossa Unimed.

São 30 anos! Dedicados à saúde, ao trabalho médico, zelando sempre pela valorização da medicina e pelo bem estar das pessoas que cuidamos. Resumindo, posso afirmar com bastante convicção, que viver junto a Unimed Barbacena esses trinta anos é a comprovação de que com muito cuidado, dedicação, responsabilidade, ética e principalmente profissionalismo, é possível contribuir para um mundo melhor.      

 

Unimed: O cuidado com as pessoas, o incentivo a novos hábitos e a busca incessante pela qualidade de vida estão no “DNA” de nossa cooperativa. Queria que o senhor contasse um pouco sobre esses propósitos da Unimed.

Dr. Benedito: É importante a sua colocação, porque hoje na Unimed, não só hoje, sempre, mas principalmente durante essa fase que estamos passando, a Unimed fala muito de vida, praticando o cuidado. E nós incentivamos de forma rotineira a mudança de hábito em busca de se viver mais e melhor, com bastante qualidade de vida. Esses são alguns dos nossos propósitos. O que nós queremos? Oferecer à nossa população o que há de melhor em serviços de saúde, com profissionais capacitados, com serviços de primeira linha e primando sempre pela saúde das pessoas. Não preocupamos com doença, mas fundamentalmente com a saúde das pessoas. Queremos que cada vez essas pessoas vivam mais, melhor. Manter o cuidado com nossos idosos, com muito amor e carinho continua sendo sempre uma de nossas metas.

 

Unimed: Somos uma cooperativa e o cooperativismo nos ensina rotineiramente lições de amor, de troca, de doação, de entrega. Como a Unimed vive essas lições?

Dr. Benedito: Como é importante essa colocação! O cooperativismo, esse é o nosso alicerce e a base do nosso trabalho. Somos uma cooperativa de trabalho médico, onde o que tem mais valor são as pessoas. Através dos princípios do cooperativismo norteamos nossos atos, compartilhamos nossas ideias, buscamos benefícios comuns e acreditamos que também é possível colocar de um mesmo lado o econômico e o social, o individual mas também o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade. Isso porque nós levamos em consideração buscar sempre em nossas rotinas apoiar e incentivar ações que promovam a cooperação, o benefício mutuo, a saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Essa busca é refletida nos nossos projetos sociais. Hoje nós temos a horta que mantemos no colégio passionista do bairro Nova Cidade, o apoio a atletas como o Dilim, que todos já conhecem, o incentivo a música e a cultura, diante do coral e orquestra de São Miguel Arcanjo, que nos proporcionou um belo natal na nossa igreja Matriz, aqui em Barbacena, entre outros projetos que nós temos e outros que vamos proporcionar à nossa cidade.

 

Unimed: O futuro chega a passos largos e a busca constante pela excelência é um dos ícones da Unimed Barbacena. O que podemos esperar do futuro da Unimed?  

Dr. Benedito: Esse futuro, não só o futuro, mas o presente, tem que ser sempre focado na promoção da saúde e na prevenção das doenças. Nós vamos continuar sempre buscando soluções para que as pessoas possam viver mais e melhor e nossos investimentos, nossas forças estarão cada vez mais direcionadas a esses propósitos, que é a preocupação e o cuidado integral com a saúde das pessoas.  

 

Unimed: Somos formados por médicos e eu queria nesse momento que o senhor deixasse seu recado aos seus colegas de classe e de Unimed.

Dr. Benedito: O que falar da medicina… Eu acho que ser médico é uma vocação, é um chamado de Deus para que a gente possa cumprir essa missão. É uma ciência incrível, linda, que o mundo dispõe. Para todos nós que abraçamos a medicina, está a possibilidade de cura às vezes, do alívio, da esperança e principalmente do minimizar dores e sofrimentos. Mas nós temos que levar em consideração um item muito importante, nunca prejudicar as pessoas. A responsabilidade em ser um médico vai muito além da teoria que se aprende nas salas de aula, nos corredores ou quartos de hospital. Ser médico é lidar com vida, com gente de corpo e alma. Então, amigos médicos, meu recado a vocês hoje é esse: dediquem- se à aquele que precisa de você, estude, invista, coopere e acima de tudo encoraje e transpire o amor de Deus em suas rotinas e em seus desafios em prol da vida do nosso irmão, do nosso próximo.

Parafraseando o filósofo alemão Carl Ludwig, deixo minha mensagem aos nossos queridos amigos médicos: “A esperança desperta coragem. Aquele que pode implantar coragem na alma humana é o melhor médico.”

 

Unimed: Para encerrar, queria que o senhor deixasse uma mensagem para todas as outras pessoas que fazem parte de nosso negócio: colaboradores, cliente, parceiros…

Dr. Benedito: O que tenho a dizer a vocês é uma única palavra, que resume todo esse pensamento meu nesses trinta anos da Unimed, em relação aos nossos médicos, nossos clientes, nossos colaboradores: gratidão, tão esquecida nos dias de hoje.

Então eu posso dizer aos nossos colaboradores, obrigado por vocês dedicarem seus talentos à nossa cooperativa, o trabalho, a determinação, a criatividade e o desejo sempre de fazer o melhor, são as marcas de nossa equipe da Unimed que juntas conseguem fazer da Unimed esta grande empresa que ela é hoje.  

Aos nossos parceiros, prestadores de serviço e fornecedores, também quero agradecer pelo trabalho ético e responsável junto a nossa Unimed e dizer a todos vocês que podem contar sempre com a nossa Unimed. Nessa época tão difícil para os nossos hospitais, com repasses insuficientes ou falta de repasses pelo Estado, pela federação, a Unimed está do lado de vocês e queremos ser parceiros.

Aos nossos clientes, nosso mais sincero agradecimento por acreditarem em nossos propósitos e entregarem à nossa cooperativa, aos nossos médicos colaboradores o cuidado de seu bem mais precioso: sua saúde e de seus familiares. Terminando eu posso dizer para todos vocês continuem contando com a nossa cooperativa Unimed sempre! E muito obrigado a todos que fazem parte dessa família Unimediana.

 

Unimed: Dr. Benedito obrigado pela conversa. A  Unimed tem uma história tão bonita traçada dentro da cidade e eu enxergo um futuro mais promissor. Parabéns ao senhor que está à frente da Unimed junto com essa gestão que é tão ativa, tão participativa. Obrigada por tudo o que fazem por nós.  

Dr. Benedito: É um prazer estar, digo, retornar, depois de mais de quinze anos à Unimed, e vejo como mudou, como era no passado e como é hoje. Mas uma coisa nunca mudou: o trabalho, a equipe e a família aqui dentro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.