Take a fresh look at your lifestyle.

Unidades de Saúde em Barbacena têm vacina contra o sarampo

0 444

Começou na segunda-feira (7), e vai até o dia 25 de outubro, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo 2019, da qual Barbacena faz parte por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Nesta fase inicial da campanha, o foco será voltado para as crianças entre seis meses e cinco anos de idade e que ainda não se encontram vacinadas. A mobilização sobre essa etapa acontece no dia 19 de outubro em todo o país. 

Já na segunda fase da ação, que ocorre do dia 18 ao dia 30 de novembro, serão vacinadas as pessoas adultas que possuem entre 20 e 29 anos e que não foram vacinadas até então.   A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde e tem como proposta alcançar a cobertura vacinal, que corresponde a 95% do público alvo, de forma homogênea. Vale lembrar que o controle do sarampo tem sido colocado em risco pela negligência da população com relação ao calendário de vacinas e até mesmo por conta de desconfianças sobre a efetividade da aplicação, o que gerou um surto da doença no Brasil.

Por isso, pais e responsáveis devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, sempre levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e até mesmo levar a óbito, como tem acontecido em diferentes regiões do país desde o ano passado. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após o contágio.

Em Barbacena, todas as Unidades de Saúde estão participando da campanha. Nos dias 19 de outubro e 30 de novembro, especialmente, as UBS estarão abertas de 8h às 17h para a vacinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.