• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Unidades de Conservação e a importância da proteção da natureza

    O Brasil é um país com rica biodiversidade e com biomas significativos. Todavia, é uma das nações que menos tem conseguido proteger as suas florestas, suas riquezas biológicas e também alçar perspectivas de cumprimento efetivo de leis ambientais. Apesar desse panorama preocupante, as Unidades de Conservação da Natureza têm se revelado, cada vez mais, de suma importância para proteção da biodiversidade e, várias delas, para o desenvolvimento de projetos vastos de sensibilização ambiental, pesquisa científica e construção de pontes entre a sociedade e a proteção dos ecossistemas.   

    Os pesquisadores Barbacenenses, Delton Mendes e Vitória Oliveira, têm desenvolvido no Sul de Minas, trabalho interessante no Instituto Alto Montana da Serra Fina, que gere uma dessas Unidades de Conservação tão relevantes no país, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Alto Montana. Junto à equipe gestora da UC, especialmente Vinícius do Couto Carvalho (Coruja) e as outras pesquisadoras Camila Dornellas e Gésica Nascimento, têm objetivado vários projetos educativos, sensibilizadores, incluindo a popularização das possibilidades de visitação à esta região de Conservação da Natureza, com beleza natural incrível.  

    Segundo Delton e Vitória, o alto Montana se situa no Município de Itamonte, MG, na parte alta da Serra da Mantiqueira e visitas podem ser agendadas pelo site: https://www.institutoaltomontana.org/. Para eles: “desenvolver conexões entre as pessoas e a natureza conservada é fundamental para a geração de estímulos ecológicos. E esses estímulos auxiliam, acreditamos, no entendimento sobre a dinâmica da vida na Terra, a importância da proteção da biodiversidade, além claro, de incentivar ações mais sustentáveis no dia a dia”.

    Observadores de aves também podem ter muito interesse pela UC, pois lá já foram identificadas mais de 280 espécies! Também possui grande variedade de mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, cobertura vegetal nativa, além de um abrigo muito afetivo para os visitantes! Vale a pena também a observação do céu noturno e a admiração do cosmos! 

    O telefone de contato é o 35 99176-5785. 

     

     

     

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: