UEMG faz programação especial para o Setembro Amarelo

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena promoverá, no dia 17 de setembro, o “III Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”. O seminário faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo em Barbacena e será marcado pela roda de conversa “Saúde Mental e Prevenção do suicídio em tempos de pandemia”. As discussões serão online, através do aplicativo “Googlemeet”, entre 19h e 21h. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação, profissionais da saúde, educação e segurança pública, além de interessados no tema.

De acordo com a professora, Michelle Alexandra Gomes Alves, que é uma das organizadoras do evento, o tema escolhido para este ano é atual por relacionais o suicídio às instabilidades emocionais causadas pela pandemia devido, por exemplo, ao isolamento e ao medo das pessoas. “Verificou-se efeitos psíquicos, diante da mudança abrupta de rotina, que afetaram a saúde mental de muitas pessoas. Essas alterações podem agravar alguns casos com risco maior de suicídio. Portanto, falar e promover a saúde mental é uma forma de prevenção”, destaca Michelle, que mediará a roda de conversa e é graduada em psicologia com estudos em educação, saúde, violência, tentativa de suicídio, adolescente, criança, prevenção e saúde mental.

A discussão também contará com a participação de outros quatro profissionais e pesquisadores, especialistas internacionais (Chile e México) e nacionais, no tema em questão. São eles a professora Lery Marlene Bentancurt Pérez, mestre em Psicologia Clínica, Suicidóloga e Psicoanalista, membro fundadora da Asociación de Suididiología de Latinoamerérica y el Caribe (Asulac) e da Frente Nacional para laPrevencióndelSuicidio (México), o psicólogo e psicoterapeuta, Marco Antônio Campos, consultor em saúde mental e vice-presidente da Asulac, a perita criminal, professora e pesquisadora, Renata Karla Peres Rodrigues, mestre em Ciências Criminológica Forense, que trabalhou na Seção Especializada em Crimes contra a Vida do Instituto de Criminalística de Minas Gerais e a pediatra e oncologista, Nádia Verônica Halboth, que desde 1990 trabalha e pesquisa os temas atenção básica à saúde, comportamentos suicidas, alcoolismo, prevenção ao abuso de substâncias e violência doméstica. Nádia também foi representante do Brasil na Asulac e é associada fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS).

O “Seminário de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” é resultado de uma parceria entre a UEMG – Barbacena, Prefeitura Municipal de Barbacena, Polícia Civil, Coordenação de Saúde Mental, Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS) e o Grupo Angelus, e faz parte de uma programação que, ao longo do mês, pretende criar situações de discussão e reflexão sobre o suicídio.

As inscrições e as informações sobre a roda de conversa “Saúde Mental e Prevenção do suicídio em tempos de pandemia” estão disponíveis no site: https://www.even3.com.br/setembro_amarelo_2020/.

LEIA TAMBÉM:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais