• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • UEMG Barbacena cria projeto para manter vínculos com a comunidade acadêmica e a local

    A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), da unidade de Barbacena, lançou o projeto “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto”. Com a suspensão das aulas, devido à pandemia do novo coronavírus, a finalidade é manter os vínculos entre professores, alunos, ex-alunos, técnicos administrativos e comunidade externa. 

    De acordo com a professora e atual diretora da UEMG Barbacena, Rita de Cássia Oliveira, a intenção “é a construção de vínculos pelo afeto, dada a sobrecarga emocional que nos desafia diante dos riscos atuais à saúde e às vidas, bem como as pressões advindas do espectro econômico neste contexto desafiador de pandemia da COVID-19”.

    Além de apresentar provocações críticas para pensar o tempo atual, o projeto levará mensagens de afeto, com a empatia natural dos processos acadêmicos que todos vivenciam, mas que ficam como lacuna na vida dos discentes com a suspensão das aulas. Para Rita, estar na universidade pública é também uma estratégia de vida. Assim, de acordo com Luciano Alves Nascimento, professor e também coordenador do projeto, “empatia e afetividade são sentimentos e pilares nessas vivências, sendo também fundamentais neste momento, assim como na prática pedagógica docente. E isso está pautado em postulados de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, pois são sentimentos que perpassam qualquer processo formativo, de fato”, explica.