- O que é o Transtorno Específico da Aprendizagem?
Um transtorno específico da aprendizagem é diagnosticado diantede déficits específicos na capacidade individual para perceber ou processar informações com eficiênciae precisão. Esse transtorno do neurodesenvolvimento manifesta-se, inicialmente, duranteos anos de escolaridade formal, caracterizando-se por dificuldades persistentes e prejudiciais nashabilidades básicas acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática. O desempenho individualnas habilidades acadêmicas afetadas está bastante abaixo da média para a idade, ou níveis dedesempenho aceitáveis são atingidos somente com esforço extraordinário. O transtorno específicoda aprendizagem pode ocorrer em pessoas identificadas como apresentando altas habilidadesintelectuais e manifestar-se apenas quando as demandas de aprendizagem ou procedimentosde avaliação (p. ex., testes cronometrados) impõem barreiras que não podem ser vencidas pelainteligência inata ou por estratégias compensatórias. Para todas as pessoas, o transtorno específicoda aprendizagem pode acarretar prejuízos duradouros em atividades que dependam dashabilidades, inclusive no desempenho profissional.
- Quais são as principais características do Transtorno Específico da Aprendizagem?
Crianças com Transtorno Específico da Aprendizagem apresentam leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (p. ex., lê palavras isoladasem voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las), dificuldade para compreender o sentido do que é lido (p. ex., pode ler o texto com precisão,mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido), dificuldades para ortografar (ou escrever ortograficamente) (p. ex., pode adicionar, omitir ou substituir vogais e consoantes), dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuaçãonas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza), dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p. ex., entende números,sua magnitude e relações de forma insatisfatória; conta com os dedos para adicionarnúmeros de um dígito em vez de lembrar o fato aritmético, como fazem os colegas; perde-seno meio de cálculos aritméticos e pode trocar as operações) e dificuldades no raciocínio.
Geralmente as habilidades acadêmicas afetadas estão substancial e quantitativamente abaixo do esperadopara a idade cronológica do indivíduo, causando interferência significativa no desempenhoacadêmico.
- Quais são as características diagnósticas do Transtorno Específico da Aprendizagem, que também comporta a Dislexia e a Discalculia?
O transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com umaorigem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas comas manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos,epigenéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processarinformações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.
Uma característica essencial do transtorno específico da aprendizagem são dificuldades persistentespara aprender habilidades acadêmicas fundamentais (Critério A), com início durante osanos de escolarização formal (i.e., o período do desenvolvimento).
Habilidades acadêmicas básicasincluem leitura exata e fluente de palavras isoladas, compreensão da leitura, expressão escrita eortografia, cálculos aritméticos e raciocínio matemático (solução de problemas matemáticos). Diferentementede andar ou falar, que são marcos adquiridos do desenvolvimento que emergemcom a maturação cerebral, as habilidades acadêmicas (p. ex., leitura, ortografia, escrita, matemática)precisam ser ensinadas e aprendidas de forma explícita.
Transtornos específicos da aprendizagemperturbam o padrão normal de aprendizagem de habilidades acadêmicas; não constituem,simplesmente, uma consequência de falta de oportunidade de aprendizagem ou educação escolarinadequada.
Dificuldades para dominar essas habilidades acadêmicas básicas podem também serimpedimento para aprendizagem de outras matérias acadêmicas (p. ex., história, ciências, estudossociais), mas esses problemas são atribuíveis a dificuldades de aprendizagem de habilidades acadêmicassubjacentes.
Dificuldade de aprender a correlacionar letras a sons do próprio idioma – aler palavras impressas (frequentemente chamada de dislexia) – é uma das manifestações mais comunsdo transtorno específico da aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem manifestam-secomo uma gama de comportamentos ou sintomas descritivos e observáveis.
Esses sintomas clínicos podem ser observados, investigados a fundo por entrevistaclínica ou confirmados a partir de relatórios escolares, escalas classificatórias ou descrições emavaliações educacionais ou psicológicas prévias. As dificuldades de aprendizagem são persistentese não transitórias.
Em crianças e adolescentes, define-se persistência como um limitado progresso naaprendizagem (i.e., ausência de evidências de que a criança está alcançando o mesmo nível doscolegas) durante pelo menos seis meses apesar de ter sido proporcionada ajuda adicional em casaou na escola. Por exemplo, dificuldades em aprender a ler palavras isoladas que não se resolvemcompleta ou rapidamente com a provisão de instrução em habilidades fonológicas ou estratégiasde identificação de palavras podem indicar um transtorno específico da aprendizagem. Evidênciasde dificuldades persistentes de aprendizagem podem ser detectadas em relatórios escolares cumulativos,portfólios de trabalhos da criança avaliados, medidas baseadas no currículo ou entrevistaclínica.
- Quais características podem estar associadas ao Diagnóstico do Transtorno Específico da Aprendizagem?
O transtorno específico da aprendizagem é precedido, frequentemente, nos anos pré-escolares, por atrasos na atenção, na linguagem ou nas habilidades motoras,capazes de persistir e de ser comórbidos com transtorno específico da aprendizagem. Umperfil irregular de capacidades é comum, como capacidades acima da média para desenhar, paradesign e outras capacidades visuoespaciais, mas leitura lenta, trabalhosa e imprecisa, bem comodificuldades na compreensão da leitura e na expressão escrita. Indivíduos com transtorno específicoda aprendizagem tipicamente exibem baixo desempenho em testespsicológicos de processamento cognitivo. Ainda não está claro, entretanto, se essas anormalidadescognitivas são causa, correlatos ou consequência das dificuldades de aprendizagem. Alémdisso, embora déficits cognitivos associados com dificuldades em aprender a ler palavras estejambem documentados, aqueles associados com outras manifestações do transtorno específico daaprendizagem (p. ex., compreensão da leitura, cálculo aritmético, expressão escrita) são poucoconhecidos ou especificados. Ademais, indivíduos com sintomas comportamentais ou escoresde testes comparáveis apresentam uma variedade de déficits cognitivos, e muitos desses déficitsde processamento também são encontrados em outros transtornos do neurodesenvolvimento (p.ex.,TDAH, TEA, transtornos da comunicação, transtorno do desenvolvimentoda coordenação). Logo, não há necessidade de investigar déficits de processamento cognitivopara uma avaliação diagnóstica.
- Como o Transtorno Específico da Aprendizagem se apresenta ao longo da vida?
Início, reconhecimento e diagnóstico de transtorno específico da aprendizagem costumam ocorrerdurante os anos do ensino fundamental, quando as crianças precisam aprender a ler, ortografar,escrever e calcular. Precursores, porém, como atrasos ou déficits linguísticos, dificuldadespara rimar e contar ou dificuldades com habilidades motoras finas necessárias para a escritacostumam ocorrer na primeira infância, antes do início da escolarização formal. As manifestaçõespodem ser comportamentais (p. ex., relutância em envolver-se na aprendizagem; comportamentode oposição). O transtorno específico da aprendizagem permanece ao longo da vida, masseu curso e expressão clínica variam, em parte, dependendo das interações entre as exigênciasambientais, a variedade e a gravidade das dificuldades individuais de aprendizagem, as capacidadesindividuais de aprendizagem, comorbidades e sistemas de apoio e intervenção disponíveis.
Ainda assim, na vida diária, problemas na fluência e compreensão da leitura, na soletração,na expressão escrita e na habilidade com números costumam persistir na vida adulta.
Mudanças na manifestação dos sintomas ocorrem com a idade, de modo que um indivíduopode ter um conjunto persistente ou mutável de dificuldades de aprendizagem em seu ciclo de vida.
- A quais sinais a família precisa estar atenta e que podem indicar o Transtorno Específico da Aprendizagem?
O principal sinal de alerta é a dificuldade da criança reter aquilo que lhe foi ensinado na escola: falhas na retenção da informação podem sinalizar problemas específicos da aprendizagem.
NOTA DA REDAÇÃO: Valeska Magierek é Psicóloga, com especialização em Neuropsicologia e mestrado em Psicobiologia. Atua há 20 anos na área de Psicologia Infantil e Neuropsicologia. É Diretora clínica do Centro AMA de Desenvolvimento em Barbacena. www.centroamadesenvolvimento.com.br.