• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Telescópios – instrumentos fantásticos que permitem a compreensão de nosso imenso Universo!

    Por Sabrina Medeiros, participante do Laboratório de Escrita Criativa do Podcast “Falando de Ciência e Cultura” e Licenciada em Ciências Biológicas, no IF Barbacena, sob orientação do professor e pesquisador, Delton Mendes, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena.

     

    A invenção de um telescópio, instrumento óptico projetado para observar grandes objetos como galáxias, estrelas e planetas a longas distâncias, representa enorme impulso para a astronomia. Antes disso, as observações astronômicas eram realizadas apenas a olho nu e a precisão não era alta. Alguns cientistas afirmam que o primeiro instrumento para observar objetos à distância foi feito em 1608 por um holandês, Hans Lippershey. O instrumento consiste em duas lentes dentro de um tubo. Com base nesse princípio, Galileu Galilei construiu vários instrumentos e teve a ideia de apontá-los para o céu.

    Projetado nas décadas de 1970 e 1980 e lançado em 1990, o Telescópio Espacial Hubble revolucionou a astronomia. As imagens capturadas pelas lentes do telescópio revelam um universo maior e mais bonito do que os humanos jamais imaginaram. Por meio deste telescópio fascinante, realizou-se diversas descobertas, tais como: detecção de buracos negros; imagens de mais de 1.500 galáxias, mostrando o universo imenso e jamais observado anteriormente; imagens detalhadas de nebulosas, possibilitando a compreensão da formação e morte das estrelas; e incontáveis outras.

    O Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, cujas operações estão previstas para começar em maio de 2027, faz parte da mais aguardada geração de telescópios da NASA. Segundo pesquisadores e desenvolvedores deste equipamento fantástico, o novo telescópio será capaz de fotografar uma área do céu pelo menos 100 vezes maior do que o Hubble fez no Ultra Deep Field. Essa imagem poderá ser tão revolucionária que provavelmente trará novas descobertas sobre formação de estrelas durante a infância do universo. Além de permitir novo campo ultra profundo com milhões de galáxias, incluindo a primeira a se formar apenas 800 milhões de anos após o Big Bang, Nancy Grace servirá à comunidade global de astrônomos.

    Para incentivar a pesquisa e a criatividade e divulgar esse novo marco histórico, a NASA lançou um jogo onde os jogadores não precisam ser especialistas para operar um telescópio de última geração. No jogo, você é o operador do Telescópio Espacial Romano Nancy Grace, que é útil para descobertas astrofísicas. A ideia é usar o alcance do telescópio para coletar objetos como galáxias, supernovas e exoplanetas no menor tempo possível. “Nosso objetivo para este jogo é informar e inspirar os jogadores sobre os incríveis objetos cósmicos em nosso universo e o que Roman pode ser capaz de ver de uma forma divertida e envolvente”, diz a NASA.

    Visto todas estas incríveis descobertas e refletindo sobre tudo o que ainda poderá ser explorado nos permite concluir que o progresso do mundo científico depende, a priori, da audácia de refletir, questionar e observar todas as infinitas coisas que nos cercam. Como disse Koekemoer, sobre o novo Telescópio Espacial Nancy Grace Roman “esse pode ser o legado duradouro do Roman para a comunidade científica: não apenas responder às questões científicas que pensamos poder abordar, mas também às novas questões que ainda temos que pensar”.

     

    CAVALCANTE, D. Mais poderoso que o Hubble: o que esperar do telescópio Nancy Grace Roman? CanlTech, Ciência e Espaço, 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/espaco/mais-poderoso-que-o-hubble-o-que-esperar-do-telescopio-nancy-grace-roman-177381/. Acesso em: 10/06/2022.

    REVISTA GALILEU. Conheça Nancy Grace Roman, a mãe do telescópio Hubble. Globo.com, 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/04/conheca-nancy-grace-roman-mae-do-telescopio-hubble.html. Acesso em: 10/06/2022.

    REVISTA GALILEU. Nasa cria game para divulgar Telescópio Nancy Roman; veja como funciona. Globo.com, 2022. Disponível em:  https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2022/06/nasa-cria-game-para-divulgar-telescopio-nancy-roman-veja-como-funciona.html. Acesso em: 10/06/2022.

    The Roman Space Observer Game: https://roman.gsfc.nasa.gov/game.html.

     

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Barbacena Online.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais