Take a fresh look at your lifestyle.

SUS passa a oferecer vacina contra doenças pneumocócicas

0 413

O Sistema Único de Saúde começa a oferecer, neste mês, vacinação gratuita para pacientes oncológicos, portadores de HIV e transplantados que precisam se proteger contra doenças pneumocócicas, tais como pneumonia, meningite e septicemia. Essas doenças são causadas pelos 13 sorotipos de pneumococo mais prevalentes em todo o mundo. A distribuição está sendo feito aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de todo o país. 

Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde faz um levantamento da quantidade de doses que serão necessárias. A vacina, que está disponível na rede particular ao custo de cerca de R$ 300, irá beneficiar pacientes imunossuprimidos, ou seja, que possuem comprometimento do sistema imunológico. A idade mínima para vacinação pelo programa é de 5 anos de idade. 

Como explica o médico Herbert Fernandes, os imunossuprimidos configuram um grupo com risco potencializado para desenvolvimento de pneumonia e doenças pneumocócicas invasivas. Ele conta que essas pessoas têm direito, pelo SUS, a receber vacinas que não são oferecidas para a população em geral. Além disso, ressalta que também está disponível a vacinação contra HPV, garantindo proteção contra o câncer de colo de útero. Atualmente, essa vacina é disponibilizada a meninas de 9 a 13 anos de idade e a meninos de 9 a 11 anos, mas as pessoas imunossuprimidas podem contar com a sua aplicação até os 46 anos de idade. 

Interessados devem procurar seu médico e solicitar o chamado Termo Imunobiológico Especial, uma ficha a ser preenchida e entregue no Centro de Vacinas de Barbacena, que fica na Praça Conde de Prados. A partir disso, será feito o pedido da dose e o encaminhamento gratuito pelo SUS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.