Sucesso FM chega aos 38 anos com força total

Em 14 de novembro de 1985, Barbacena e região ganhavam uma das mais modernas emissoras de rádio do Brasil

Nem mais podemos falar em sonho, afinal, há 38 anos vivemos o renovar de um sentimento de conquista diária de um presente cada vez mais concreto. Se em 14 de novembro de 1985 a gente vibrava com a inauguração da 101,7, hoje vibramos ainda mais com o alcance e SUCESSO da nossa SUCESSO FM.

Idealizada e fundada pelo jornalista Hélio Costa, um visionário, que naquela época trazia para Barbacena uma das mais modernas emissoras de rádio existentes em nosso país, e que foi abraçada por toda região como um projeto ousado e cercado de muitas expectativas.

Rogério Barbosa, José Rubens e Hélio Costa com suas respectivas esposas

Hélio Costa, com toda sua bagagem e conhecimento na área de comunicação, com passagens pelos mais importantes veículos de comunicação do Brasil (Rádios Barbacena e Itatiaia, além da Rede Globo) e na América do Norte (Rede Globo e Voz da América), trouxe para Barbacena a extensão do que era a expressão máxima de sua vontade de presentear o povo de sua terra natal com o mais moderno complexo de comunicação do país, à época. José Rubens, que atuava em 1985 no rádio em Belo Horizonte, foi convidado por Hélio Costa para dirigir e conduzir todo o processo de instalação e formação da  Sucesso FM. À ele, há 38 anos, se juntaram Rogério Barbosa, Rogério Varandas e Sr. José Calixto (ambos de saudosa memória), Jairo Atademo, Cristovam Abranches, Manoel Antônio e tantos outros que se somam aos atuais companheiros.

Hélio Costa diz sempre que “a credibilidade da Rádio Sucesso é testemunha que a nossa missão foi sim, um grande sucesso”.

Inaugurando no Brasil o então, nem tão conhecido ainda, “STÉREO LASER”, com a fidelidade do DIGITAL, sistema pioneiro, a SUCESSO FM vem, desde 1985, sendo ainda a SUA MELHOR COMPANHIA (slogan que era muito utilizado nas madrugadas da Sucesso). E, somos até hoje um sistema de comunicação voltado para os problemas de nossa cidade e região.

Com a credibilidade alcançada, ao longo desses 38 anos, a SUCESSO FM ainda vive com a mesma vontade de sempre: música, esporte, notícia e entretenimento são os pontos marcantes da nossa integração com Barbacena e região.

Estamos aqui para servir você que é nosso ouvinte e que nos acompanha no dia a dia, onde quer que você esteja, pois hoje, com a internet, a SUCESSO FM não tem limites, somos ouvidos e vistos em Barbacena e no mundo através de nossas redes sociais e aplicativo da 101,7 e de nosso parceiro Barbacena Online.

Não nos prendemos a nenhuma motivação política ou organização do gênero. Somos movidos pelo e para o quê a população busca e precisa da nossa participação no dia a dia.

A SUCESSO FM é de Barbacena, mas tem lastros em toda região. Feita para o povo e ao povo, nossos ouvintes, buscamos priorizar a cada instante de nossa programação.

José Rubens, Diretor Geral da Sucesso FM, o apresentador das Lentinhas da  Sucesso, relembra a importância da 101,7, desde o início do sonho: “Hélio Costa foi grande mentor de tudo isso, juntamente com seu irmão, Seu Zezinho Calixto (de saudosa memória), mas a grande mola propulsora de nosso sucesso, além de uma equipe altamente profissional, é o nosso público. A audiência da 101,7 se consolidou nesses 38 anos pelo trabalho insistente de renovação de programação e, principalmente no acolhimento a nossos ouvintes que são, na verdade o nosso maior ideal”.

Uma rádio fundada por um Jornalista de renome internacional, como Hélio Costa, ex-ministro das Comunicações e Senador da República,  jamais poderia deixar de contar com uma equipe de Jornalismo. E assim foi, desde a inauguração da Sucesso, há 38 anos. Inicialmente, ainda lá no alto da Tijuca, primeiro Studio da 101,7, sob o comando de Jairo César Atademo, o jornalismo da Sucesso inaugurava em Barbacena e região um projeto pioneiro no FM que era informar a todo e qualquer instante, com uma linguagem objetiva e ao alcance de todos. Junto a Jairo Atademo estavam também Rogério Varandas, Mônica Coelho e Gê Meneses (os três últimos já falecidos), Mirian Lopes e Cristovam Abranches, que mais tarde viria a ser o Diretor Geral de Jornalismo da Sucesso FM e que até hoje está conosco. Com o crescimento do jornalismo, após o falecimento do grande comunicador Barbosa Silva (ex-rádio Barbacena, incentivador e amigo pessoal de Hélio Costa, de quem  Hélio buscou inspiração para ganhar o Brasil e o mundo) a necessidade de deixar a cidade ainda mais bem informada abriu espaço na programação da Sucesso para a criação do Contato Direto. Comandando também por Cristovam Abranches, o Contato Direto abriria as portas para uma das figuras mais saudosas do nosso convívio, o apresentador Antônio Marcos que, com sua belíssima voz, conduziu o Contato Direto por muitos anos com  a participação de companheiros como Ivan Eustáquio, Hamilton Fonseca (no esporte) e o Ricardo Salim.

Desde a morte de Antônio Marcos, o Jornalismo da Sucesso FM vem sendo comandado por Rogério Barbosa (que atua também na direção artística da emissora ao lado de José Rubens). Com uma equipe extremamente profissional e competente, o Contato Direto é hoje o carro chefe da Sucesso FM, é o programa de maior audiência no rádio de Barbacena e região e, de uma forma fiel busca priorizar as informações da cidade e região, sem deixar de focar nos assuntos nacionais e internacionais que mereçam relevância. Rogério Barbosa (filho do saudoso Barbosa Silva) destaca que “o que mais importa ao jornalismo da Sucesso FM é atender aos reclames da população,  somos direcionados, única e exclusivamente, por aquilo que a sociedade nos pede. Seguimos aqui um lema que consideramos importante e que nos resgata a um jornalismo independente, sério e comprometido com a responsabilidade e credibilidade. Gosto muito de cunhar uma frase de Januário Carneiro, fundador e ex-proprietário da Radio Itatiaia de Belo Horizonte, quando ele afirma : ‘Nós vendemos espaço, não vendemos opinião’. Esta é a filosofia do jornalismo sério da Rádio Sucesso”, completa Rogério Barbosa.

A equipe de Jornalismo da Sucesso conta com os melhores profissionais da área de comunicação. Entre eles, Cristovam Abranches, uma das mais belas vozes do rádio de todos os tempos e que vem desde a década de 1960 nos brindando com o seu trabalho. Soma-se ainda à equipe Ricardo Salim, que atua como apresentador e redator do Contato Direto, e que possui enorme bagagem na área jornalística (fundou e dirige o Barbacena Online). Ainda no jornalismo da Sucesso a grande revelação do rádio nos últimos anos, Sabrina Silva. Com seu jeito simples, mas cativante e profissional, é peça fundamental na engrenagem do Contato Direto, dos noticiários diários e reportagens na programação da Sucesso. Victor Vicency, há muitos anos em nossa equipe, é um dos companheiros mais queridos. Sério e comprometido pelo noticiário policial, nos brinda sempre com sua voz presente e firme.

Mas, nem só de música, notícia e entretenimento vive uma emissora. A rádio Sucesso FM, desde a sua inauguração, conta com uma carteira das mais expressivas e dos mais importantes anunciantes de Barbacena, região e todo país. Sem dúvida, é preciso registrar que nenhuma empresa de comunicação sobrevive sem um grande rol de anunciantes. Sabedores do potencial da Sucesso FM para anunciar e vender seus produtos, nossos anunciantes sempre depositaram em nós a certeza de estarem fazendo um grande negócio. Luiz Gonzaga, o Gonzagão, Diretor Comercial da Sucesso afiança que os anunciantes da Sucesso sempre foram fiéis ao viés publicitário da rádio e, em contrapartida, aqui encontraram a melhor resposta para alcançar seus públicos prediletos.

Evoluindo a cada dia e renovando seu trabalho, a Sucesso FM não parou no tempo. Vem buscando inovações constantes, e uma prova disso é a chegada do esporte na 101,7 com força total. O surgimento  dos canais de TV (os chamados fechados, que só assiste quem paga) priorizou uma faixa de audiência que é muito dependente do poder aquisitivo. E, se é bom assistir uma partida de futebol na TV, ouvir uma narração no rádio é ainda melhor. É mais emocionante. Por esta razão, à  programação da Sucesso juntou-se a equipe esportiva comandada por Wenceslau Resende, que tem em seus filhos Claudyr José, Awdy Weyder, Alawyr e Lowrhan, somados ao talento de Larissa Medeiros, uma forma diferenciada de apresentar programas esportivos e transmissões sempre seguindo os padrões de qualidade da Sucesso FM.

Com a multiplicidade de novas formas de comunicação, desde o advento da web, a Sucesso FM marcou posição na comunicação global com sua transmissão digital pelas redes sociais,  em sua página na internet, e em suas redes sociais no instagram e facebook. Mas, uma das parcerias mais importantes e de peso, que garante a credibilidade de ambos, foi com o Portal de Notícias do Barbacena Online. Criado e administrado por Ricardo Salim (também integrante do Jornalismo da Sucesso FM), o Barbacena Online está presente no dia a dia da Sucesso FM, e vice-versa. “A nossa integração e interação cresceram no dia a dia através de um trabalho conjunto que nos possibilita o compartilhamento de informações e entretenimentos de forma precisa, íntegra e instantânea, chegando objetivamente com credibilidade a nossos ouvintes e leitores”, destaca Ricardo Salim

No entretenimento, ou na área artística, como queiram, os jovens comunicadores da Sucesso FM transbordam alegria e otimismo em suas programações diárias. Começando desde cedo com o Bom dia Zé (Zé Rural do Tarcísio Santos), a Manhã Sucesso tão bem comandada pelo José Sebastião, até a chegada do famoso Rádio-Game, passando por José Rubens (Lentinhas da Sucesso) , além dos comunicadores da tarde e noite, Agnaldo Marteleto, Edson DJ  e Wellington Busquinha, Marcelo Coelho e Flavinha Siqueira comandando a Festa da Sucesso,  a programação da 101,7 é SUCESSO GARANTIDO. Isso sem falar nos outros comunicadores de final de semana e que brilham, Tatá e Leandro, Thais (ex-rainha das Rosas2022) que agora está também se aventurando com seu Tin Tin na Sucesso. E, aos domingos pela manhã, Moacyr Salim Jr, juntamente com Olinto Moreira de Faria, comanda o Programa da Saudade.

Relembramos alguns bons companheiros que passaram por aqui: Mário Junior, Antônio Duarte e seu irmão Tarcísio, Walmir Leporate (saudosa memória), Rogerio Neiva (também saudosa memória), Manoel Antônio, nosso querido programador, Kemil Acib, Pedro Gurgel, Fernando, Toinzinho (saudosa memória), Glaucia Lara, Graziela Braga, Carla Picoreli, Andrea Assis, Marco Antônio (menino do Rock Preview) Claudio Prenassi, Kiko, Luís Dias (o Peninha, de saudosa memória), Silvio Freitas, Galdino Silva, Alexandre da Madrugada, nosso querido Vicente Possa, Sheila Machado, Andrea Coelho, Wellington, Cristine Candian, José Antônio Lopes (in memorian), Geraldo Faria, além de José Cunha, José Antônio de Paiva e Edson Furtado. São tantos que a memória até falha…

MANIFESTAÇÕES: Dentre as inúmeras mensagens recebidas pelos 38 anos da Sucesso, destacamos o Prefeito de Barbacena Carlos Du, Nilton César de Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Dr. Newton Fonseca, Presidente da Associação Médica de Barbacena, dentre outras.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais