Take a fresh look at your lifestyle.

Somos Sustentáveis, Somos Coop

0 170

As cooperativas brasileiras estão colaborando ativamente com o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até o ano de 2030.

Uma atividade real e com resultados mensuráveis, destaca-se as ações do Dia de Cooperar – Dia C, onde as cooperativas através de uma série de realizações e iniciativas, demonstram como estão ajudando o Brasil a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).


Sistema Ocemg assina Pacto Global da ONU e divulga resultados do Dia C 2018
Alinhada aos objetivos das cooperativas brasileiras, a Ocemg assinou o Pacto Global da ONU, durante o XII Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas, realizado no dia 5 de dezembro, dia Internacional do Voluntariado. Na ocasião, 217 representantes de cooperativas, inclusive de nossa Unimed, estiveram presentes em Belo Horizonte, para o encontro que marca a divulgação do resultado das ações sociais realizadas no dia C, do cooperativismo mineiro no ano.

Em 2018, das 810 cooperativas envolvidas com a campanha nacionalmente, 263 são mineiras, o que corresponde a mais de 32% do total. No caso dos voluntários mobilizados, o número também impressiona: Minas Gerais contou com 54.451 pessoas, resultando em 58% do número final de participantes da campanha em todo o país.

O Estado também é responsável por mais da metade dos beneficiados pelas ações do dia C 2018, com 1.079.727 de pessoas contempladas pelas ações de responsabilidade social das cooperativas, sendo que, no Brasil, foram registrados 1.738.648 beneficiários.

Contribuição e engajamento

345 municípios mineiros participaram das ações do Dia C, incluindo a contribuição da Unimed Barbacena, que realizou a campanha Salvadores de Vidas, com foco na doação de sangue. Na ocasião, os colaboradores, cooperados e Diretoria da Unimed Barbacena, inspirados por uma história que envolveu uma colega de trabalho diagnosticada com leucemia, decidiram transformar a ação que ajudaria uma pessoa em um lindo movimento em prol de muitas vidas.   

O projeto promoveu a conscientização social sobre a importância de ser um doador, derrubando mitos e divulgando a realidade sobre a prática. Foi oferecido, ainda, transporte gratuito para os hemocentros das regiões próximas a Barbacena (já que a cidade não possui banco de sangue próprio).

Com toda divulgação e engajamento dos 604 voluntários, houve um aumento de mais de 150% da quantidade de doadores de sangue nos hemocentros da região, com o cadastro de 300 novos doadores. No total, o projeto beneficiou 5.000 pessoas. No mês de dezembro, recebemos um troféu de reconhecimento pela participação e um livro com as ações registradas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.