• 23ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Solenidade promove soldados na EPCAR

    Foi realizado na tarde da última quinta-feira (17), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR – uma solenidade no auditório da escola, para promoção de soldados à primeira classe e à cabos. No evento de conclusão dos cursos de Formação de Cabos (CFC) e de Especialização de Soldados (CESD), foram 30 soldados que passaram para a nomeação de soldados de primeira classe (S1) e 10 foram promovidos a cabo. A solenidade foi presidida pelo comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, participaram apenas os comandantes chefes das unidades militares da guarnição de Aeronáutica de Barbacena e do graduado-master da guarnição e suboficial Celeste José Discacciati devido à gravidade da pandemia da covid-19.

    Não foi permitida a participação de familiares na solenidade, mas, o evento ainda se caracteriza com uma alta significação para todos os promovidos, umas vez que foram distribuídas premiações para os primeiros colocados de cada curso. Um deles foi Pedro Henrique da Silva Turchetti, que finalizou com a média de 9,25, promovido a cabo e continuará atuando na área militar de saúde, na odontologia. Segundo o premiado, ele tinha o sonho de ingressar na Aeronáutica e seguiu os passos do irmão Rômulo Viana Júnior, que serviu na subdivisão de odontologia como S1 e cabo.

    Também foi premiado o soldado Welson Luiz da Silva, que é natural de Rio Espera (MG) e agora promovido a soldado de primeira classe. Segundo Welson, dentro da Escola, foi permitido que ele adquirisse grande aprendizado e, pensando no planejamento para o futuro, pretende se formar e ser promovido a cabo. Além disso, tem vontade também de conseguir uma vaga no quadro de oficiais de apoio da Aeronáutica. Para ele, é um orgulho ter conseguido esse mérito tanto para ele, quanto para seus pais. “A promoção representa estar em um lugar que nem imaginava, visto que não conhecia nada de um quartel. (…) Tenho certeza de que meus pais e minha família estão muito orgulhosos, não somente por essa promoção, mas por haver escolhido um caminho nobre e correto, além de terem a certeza de que tudo está dando certo”, afirma.

    Em discurso direcionado aos formandos realizado pelo Brigadeiro Silva Mendes, ele afirma o orgulho de entregar à Aeronáutica novos cabos e soldados especializados, que realizaram estágios e estudos intensos e supervisionados e que conquistaram essa promoção/formação por mérito individual. “Vocês agora e mais ainda, serão exemplo para os soldados mais modernos e para os recrutas, pela experiência de vida militar que já possuem. Vocês hoje passam a ser modelos a serem seguidos.” E, para finalizar, o comandante parabenizou toda a equipe de coordenação que foi essencial para que a formação pudesse ser realizada.

    Os 10 novos cabos se formaram nas especialidades de Serviços de Guarda e segurança, administração, saúde e logística e manutenção. E os outros 36 novos soldados, nas especialidades de administração, saúde e guarda e segurança, e que agora, serão designados para os diversos setores das organizações militares que compõem a guarnição na EPCAR.

    Sobre os cursos

    O curso de Especialização de Soldado (CESD) e o curso de Formação de Cabos (CFC) destina-se a ministrar aos soldados de primeira e segunda classe (S1 e S2) e que forem selecionados no processo seletivo com os conhecimentos básicos e especializados, necessários ao exercício dos cargos e ao desempenho das funções inerentes aos soldados de primeira classe (S1) e aos cabos (CB). O curso, que tem duração de 5 semanas, é iniciado após a habilitação à matrícula e é realizado nas organizações formadoras – Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. O soldado de primeira classe é permitido permanecer por até 6 anos na unidade, a contar da sua data de incorporação e, para os cabos, até 8 anos de permanência também a partir do seu dia de incorporação na unidade militar.

    Fotos cedidas pelo Sargento Domingos e Sargento Valentim. Informações enviadas pelo setor de comunicação da Epcar.