"> Solenidade militar e apresentação musical em celebração ao Dia do Aviador e da FAB – Barbacena Online
Take a fresh look at your lifestyle.

Solenidade militar e apresentação musical em celebração ao Dia do Aviador e da FAB

0 317

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, promove nos dias 23 e 24 de outubro atividades abertas ao público em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A programação faz parte da Semana da Asa, que busca preservar e expandir a memória Aeronáutica Nacional.

Na quarta-feira (23), a partir das 11h, será realizada Solenidade Militar e imposição das Medalhas “Sargento Max Wolff Filho” e “Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”. 

Já na quinta-feira (24) o público poderá conferir a apresentação da Banda de Música da EPCAR às 19h30 no Pátio das Paineiras, localizado dentro da escola. O repertório terá a participação especial de músicos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), com sede em Lagoa Santa (MG), da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), sediado no Rio de Janeiro (RJ), e de convidados locais da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, bem como de cantoras civis. 

A entrada é franca e o evento é aberto ao público. Em caso de mau tempo, a apresentação prevista para o dia 24 poderá ser cancelada.

Feira do Conhecimento 

Foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro a sétima edição da Feira do Conhecimento, promovida pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena. A proposta do encontro é despertar nos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) a busca por novos conhecimentos, experiência possibilitada pela pesquisa e pela cooperação. A feira, que foi prestigiada por autoridades da escola e pela população, contou também com a presença de centenas de alunos de escolas das redes pública e privada da cidade e região. 

Ao todo foram apresentados doze trabalhos interdisciplinares e cinco clubes temáticos. Foi realizada, ainda, uma campanha para adoção de cachorros, além de um stand que gerou a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido com cerca de 180 crianças assistidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP) sob a coordenação da EPCAR e com a participação de voluntários do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).

A Feira do Conhecimento é o maior evento acadêmico da EPCAR e passou por algumas modificações na edição deste ano para que os objetivos pedagógicos propostos fossem plenamente atingidos, como informa a escola. Por meio de visitas, participações e orientações do diretor de ensino da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, a nova abordagem implementada possibilitou que professores e alunos pudessem desenvolver diversos temas.   

Nesta edição, os trabalhos apresentados contemplaram temas nas áreas de “Ciências Exatas e da Natureza” e “Ciências Humanas e Linguagens”. A inclusão também fez parte do evento, com destaque para o projeto “Surdos: estrangeiros no próprio país”, que mostrou a realidade dos deficientes auditivos no Brasil e explicou as estruturas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e suas particularidades, tudo isso embasado em fatos, dados, estatísticas sobre o assunto. 

A Associação de Surdos de Barbacena visitou a feira, acompanhada pelo aluno do 1° ano do CPCAR, Giovanne Azuirson Santos Rodrigues, que apresentou todos os trabalhos utilizando sinais em LIBRA. “Conheci a linguagem das libras através de um amigo surdo, na escola em que estudava anteriormente“, relata GiovanneA motivação para o trabalho se deu quando os surdos aqui da cidade manifestaram que nunca tiveram contato com a Escola, conhecendo-a apenas pela fachada. Fomos tão felizes no tema que recebemos os integrantes da associação local dos surdos na Feira e pudemos fazer com que eles conhecessem a Escola e os diversos trabalhos que foram apresentados”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.