Solenidade do Dia do Maçom, sem a maçonaria?

Prevista em Lei Municipal, anualmente a Câmara Municipal de Barbacena promove uma sessão solene em homenagem aos maçons e às lojas maçônicas. Inicialmente prevista para acontecer na sexta-feira (18), a Casa Legislativa se vê às voltas com um imbróglio. O Conselho de Veneráveis, envolvendo todas as Lojas Maçônicas de Barbacena, protocolizaram um ofício declinando do convite de participar da sessão solene. O principal motivo seria o aumento de vereadores para a próxima legislatura.

“É com grande preocupação que testemunhamos a postura desta Câmara, que parece desviar-se dos princípios democráticos e dos interesses genuínos da população Barbacenense. Diante do processo de aumento do número de vereadores, ao qual a comunidade manifestou interesse e solicitou esclarecimentos, juntamente com a Nossa Sublime e Augusta Instituição, que fora acionada pelo povo de Barbacena para tal fim. Sentimos uma profunda decepção pelo fato de que a votação ocorreu sem a devida transparência e diálogo, o que resultou em um sentimento generalizado de falta de confiança nas ações deste órgão”, assinala trecho do ofício encaminhado à Presidência da Câmara Municipal de Barbacena na tarde desta quarta-feira (16) e que o Complexo de Mídia Eletrônica Barbacena Online teve acesso com exclusividade.

Mais adiante o ofício afirma que “é com grande pesar que testemunhamos ações que não estejam alinhadas com esses ideais e que pareçam visar a interesses particulares em detrimento do bem-estar do povo de Barbacena”.

Garantindo não participar da solenidade do Dia do Maçom, o ofício ainda pondera, “no tocante ao convite para a solenidade do dia 18 de agosto de 2023, que visa à concessão de certificados às Lojas Maçônicas, compreendemos a relevância do Dia do Maçom e a importância de homenagear aqueles que dedicam suas vidas a servir e cuidar da nossa comunidade e da Pátria. No entanto, nossa instituição encontra-se atualmente em um momento de profunda reflexão, diante das atitudes adotadas por esta Câmara. Nossa maior honra não reside nas comendas, mas sim nos sorrisos de gratidão e amor do povo que atendemos, nos abraços das crianças que auxiliamos, nos olhares dos idosos que protegemos e nos enfermos que confortamos.”

NOTA DA REDAÇÃO – Fica aberto o espaço à Mesa Diretora da Câmara Municipal os esclarecimentos que ser fizerem necessários.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais