Sociedade, quem é o responsável por ela?

Por Gilmar Rodrigues

Em todas as conversas e em todos os comentários o que mais vemos, se você refletir, são palavras dizendo que a sociedade é a grande responsável pelos problemas do país. Acontece que nós, quando fazemos estes comentários, nos esquecemos de quem é a sociedade.

Sempre se dá a culpa aos governos, e aqui quero dizer ao estado e não a pessoa a frente do mesmo, sempre dizemos e enumeramos os erros cometidos por esse órgão direcionador. Dizemos que ele não cuida das escolas corretamente, que ele não limpa as ruas com o devido zelo, que ele não gerencia as finanças com mãos firmes, que ele não contrata pessoas competentes para executar os serviços. E, isso, nós sempre dizemos colocando de forma real, como se o ente organizador existisse sozinho, como se ele fosse algo do qual não fazemos parte, dizemos sobre ele como se vivêssemos em mundos paralelos.

Ora, nobres leitores, precisamos rever nossas conversas, precisamos nos incluir como Corresponsáveis por esta sociedade. Ela existe, mas de forma figurativa, a sociedade não é um ser fora de nós, aquele ser que você encontra na rua e convida para um café. A sociedade é construída por todos, nós que sujamos as ruas, nós que não administramos o dinheiro corretamente, e neste ponto digo que você não precisa trabalhar com o público para administrar corretamente um bem público, basta não destruir, basta utilizar corretamente.

A sociedade sou eu e você, quando nós entendermos isso, talvez, possamos ter a tão bela e sonhada paz.

NOTA DA REDAÇÃO – Gilmar Rodrigues é formado em Gestão de Recursos Humanos, Life Coach e Pratitioner em PNL, é graduando em Direito, Pós graduando em Ciências Politicas. Coautor do Livro “Clube dos Literatos e a Coletânea Fantástica”. Contato: Instagram @gilmarrodriguesoficial

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais