Take a fresh look at your lifestyle.

Sinais Precoces de Autismo na Infância

A opinião da Valeska Magierek

0 1.059
  • O que é o Transtorno do Espectro Autista – TEA?

O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que está presente desde sempre na vida criança e que traz prejuízos variados em seu desenvolvimento global. TEA é a nova nomenclatura para Autismo e a palavra ‘Espectro’ nos diz sobre a variabilidade de suas formas de apresentação.

  • Quais sinais podem alertar pais e professores quanto à possibilidade de TEA?

As alterações e/ou diferenças no desenvolvimento infantil sempre devem nos alertar. Não necessariamente que tudo seja doença e/ou transtorno, mas devemos prestar bastante atenção aos comportamentos atípicos e ao desenvolvimento diferente do esperado para a faixa etária.

Sabemos que no TEA, as crianças possuem dificuldades no contato ocular, costumam andar na pontinha dos pés, costumam apresentar atrasos e/ou ausência da fala, apresentam facilidade na aprendizagem de um conteúdo específico (mas costumam aprender com dificuldades habilidades simples, apropriadas para sua faixa etária). A inteligência precisa ser avaliada de maneira global e não apenas sob apenas um aspecto.

A criança que apresentar algum sinal diferente daquele esperado para sua faixa etária deve ser encaminhada e avaliada por equipe competente e treinada, a fim deu que, caso haja alguma questão que necessite de investigação, o processo aconteça o mais rapidamente possível, trazendo benefícios para a própria criança.

  • Com quantos anos se identifica uma criança com TEA?

Os sintomas costumam estar presentes antes dos 3 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade.

Estudos demonstram que a identificação precoce dos sinais e dos sintomas de risco para o desenvolvimento do TEA é fundamental, pois quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados em termos de desenvolvimento cognitivo, linguagem e habilidades sociais. Embora seja comum aos pais perceberem alterações no desenvolvimento de seus filhos antes dos 24 meses, muitos demoram em procurar por ajuda especializada. Por isso, os profissionais da atenção básica tem um papel fundamental na identificação inicial dos sinais e sintomas de risco para o TEA.

 

  • Quais sinais precoces são comuns de TEA em bebês?
  • Atraso para adquirir sorriso social
  • Desinteresse pelas pessoas
  • Olhar não sustentado ou ausente
  • Irritabilidade quando está no colo
  • Indiferença quando os pais se ausentam
  • Movimentos repetitivos e estereotipados

 

  • Por que a criança com TEA tem dificuldade em olhar no olho das pessoas?

No caso de crianças autistas elas não dão muita importância ao que se fala. Com a mudança de foco ocular, elas perdem a chance de entender os significados das expressões faciais e não captam informações subjetivas relevantes transmitidas pelo olhar.

A forma como crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) se comunica é bastante diferente das outras crianças. A explicação à esta pergunta parece estar relacionada à forma como o cérebro das crianças com TEA se organizou: eles percebem o mundo de maneira diferente das outras pessoas.

Uma das primeiras estratégias de tratamento/reabilitação para o TEA é a melhoria da comunicação através do contato ocular. A Terapia Comportamental possui técnicas que favorecem o contato ocular com repercussão positiva no desenvolvimento global da criança.

NOTA DA REDAÇÃO – Valeska Magierek. Formada em Psicologia pela UFSJ, com especialização em Neuropsicologia pela FUMEC e mestrado em Psicobiologia na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); atua há mais de 20 anos na área de Psicologia Infantil e Neuropsicologia; é diretora clínica do Centro AMA de Desenvolvimento em Barbacena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.