Sexta Cultural debate sobre inclusão social em Barbacena

Na próxima sexta-feira (24) acontece, a partir das 17h, mais uma edição do projeto Sexta Cultural da Faculdade de Medicina de Barbacena. A temática principal será  “APAE Barbacena: uma história de amor, cuidado e inclusão”, em comemoração aos 62 anos da APAE na cidade.

A programação, que acontece no auditório da FAME, inclui a participação de diversos profissionais como  o professor e diretor da Fame,  Marco Aurélio Bernardes de Carvalho; o professor orientador do projeto, Luiz Mauro Andrade da Fonseca; a coordenadora geral da APAE, Helena Maria Milagres Belo; a fonoaudióloga da APAE, Nídia de Fatima Melo Costa; a professora e pediatra, Maria Christina Moreira Rocha e a professora Flaviany Custodio Faria. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma organização sem fins lucrativos que apoia familiares e pessoas com deficiência, além de atuar na busca de uma sociedade mais inclusiva. 

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pela internet (https://www.even3.com.br/apae-barbacena-historia-acolhimento-cuidados-e-inclusaosocial-454028/).

Confira a programação completa:

16h30 às 17h: Credenciamento de Participantes

17h às 17h20: Abertura do Evento. Palavra do Dr. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho e do professor orientador do projeto, Luiz Mauro Andrade da Fonseca.

17h20 às 17h40: Desafios e Conquistas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena ao longo de sua existência. Helena Maria Milagres Belo, coordenadora geral da APAE, relata sobre os desafios e conquistas ao longo da história da Instituição relativos às suas condições financeiras, parcerias e convênios visando à manutenção dos serviços por ela ofertados à sociedade.

17h40 às 18h: APAE Barbacena: evolução nos processos rumo à Inclusão Social. Apontamentos da profissional Nídia de Fátima Melo Cota, fonoaudióloga da APAE, sobre desafios e conquistas no cenário da APAE rumo à Inclusão Social.

18h às 18h30: Coffee Break

18h30 às 18h50: Abordagem atual da saúde mental da criança e adolescente pós-pandemia da COVID-19. Dra. Maria Christina Moreira Rocha, professora da FAME e médica pediatra, fala sobre suas percepções relativas à saúde mental da criança e adolescente pós-pandemia da COVID-19

18h50 às 19h10: Saúde Mental: acolhimento e importância da família. Considerações sobre a importância da atenção familiar no acolhimento e cuidado à pessoa com deficiência, na ótica da professora da FAME, Flaviany Custódio Faria.

19h10 às 19h30: Espaço aberto para perguntas e esclarecimentos. Acadêmica Laura Hellen, coordenadora de grupo do Projeto, interage com os participantes apresentando à mesa suas perguntas e dúvidas para esclarecimentos.

19h30 às 19h40: Encerramento do evento. Lucimara Marugeiro, funcionária FAME e ex-funcionária da APAE Barbacena

19h40 às 20h: Credenciamento final dos Participantes

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais