Take a fresh look at your lifestyle.

Setembro Amarelo: ações abordam a valorização da vida e o combate ao suicídio

0 154

A Polícia Civil de Barbacena, através do 13º Departamento, realiza durante o mês de setembro uma série de atividades em busca da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. Essa é a quarta edição do “Setembro Amarelo” na cidade. No dia 10 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estipula dia mundial de prevenção ao suicídio.

Além da participação em rituais de diferentes crenças religiosas, a Polícia Civil também promove encontro musical, palestra, exposição de cavalos, show dos cães da Guarda Civil Municipal, equoterapia, concurso de redação, motociata e a própria campanha social de ajuda e prevenção, que estará no Jardim Municipal no dia 21 de setembro.

Para o delegado-chefe da 13ª RPC de Barbacena, Carlos Capristrano, as ações buscam “informar, alertar, dar visibilidade, conscientizar a sociedade e, principalmente, criar diálogos sobre o tema. O mais importante é falar sobre o tema”, ele ressalta. “A sociedade ainda encara o tema como um tabu e não deveria ser assim, pois já é um assunto de saúde pública”.

No Brasil, de acordo com estatísticas mencionadas pelo delegado, 28 pessoas se suicidam por dia, 12 mil por ano. Entre pessoas de 15 a 29 anos no país, ainda segundo o delegado, o suicídio é a 3ª maior causa de morte, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito e dos homicídios. O ideal, ele sugere, é que as pessoas tentem identificar quem está passando por transtornos mentais e doenças crônicas ao seu redor. A partir disso, é preciso realizar o devido diagnóstico e, claro, o tratamento médico, psicológico, psiquiátrico e assistencial que cada paciente demanda.

É possível obter ajuda através do Centro de Valorização da Vida, que estará presente durante as ações desenvolvidas pela Polícia Civil em Barbacena este mês e que oferece apoio emocional com total sigilo. Para conversar, ligue para 188 ou acesse cvv.org.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.