Sentinela da Mantiqueira reinaugura mosaico histórico em fachada

Na tarde de terça-feira (20), o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Barbacena realizou uma solenidade para a reinauguração do mosaico histórico de sua fachada, que foi restaurado. Participaram do evento os envolvidos no processo de restauração juntamente com autoridades militares e civis.

Com o objetivo de contribuir com o cenário artístico do município e de manter a originalidade do painel, já que foi constatado pela Secretaria de Cultura de Barbacena que a obra estava com 60% de sua integridade comprometida, o 9º BPM buscou um profissional com habilidade técnica para a realização desse trabalho, chegando ao arquiteto Leonardo Posenato, mosaicista formado pela “Scuola Mosaicisti del Friuli,” na Itália, que realizou a visita técnica em 2021 e definiu os detalhes necessários para a obra. 

Com a escolha do profissional, o Comando da Unidade realizou a busca de contatos para parcerias, a fim de financiar a obra e, as seguintes empresas se dispuseram a ajudar: a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena; 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Barbacena; Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa); Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena e Conselho da Comunidade na Execução Penal na Comarca de Barbacena. 

As obras tiveram início em setembro de 2023 e encerraram neste mês de fevereiro. O Mosaico, montado de 1958 a 1960 pelo artista ítalo-brasileiro, Alfredo Mucci (1920-1984) – um dos maiores expoentes da arte musiva no Brasil –  representa os principais elementos históricos da Inconfidência Mineira, Mineira tendo como destaque seu patrono, o Alferes Tiradentes.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais