• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Senac em Conselheiro Lafaiete está com matrículas abertas para curso de Atendente de Farmácia

    Não é exagero dizer que o farmacêutico e docente do Senac Daniel de Lima Gonçalves cresceu dentro de uma farmácia. Aos 32 anos, ele segue os mesmos passos do pai, que há quase 40 anos trabalha com os fármacos. Acostumado a esse ambiente, Daniel se queixa, no entanto, da falta de preparo de muita gente que se propõe a trabalhar como atendente e balconista nas farmácias.

    “Há 15 anos eu trabalho com farmácia. Vi muitos funcionários chegarem crus, sem o mínimo de conhecimento sobre receituários e sem nem mesmo saber como atender o cliente”, destaca o profissional. Formado em farmácia e versado a partir da experiência adquirida em casa, Daniel revela que o balconista deve conhecer “um pouquinho de cada coisa”.

    “Não basta vender o remédio que o cliente quer. O atendente deve conversar com a pessoa a fim de saber se a medicação desejada é, de fato, a que ela necessita. Acontece, por exemplo, de muita gente chegar na farmácia com dor de cabeça e pedir dipirona. No entanto, em muitos casos, a dor que o indivíduo está sentindo é apenas um sintoma de outro problema, que não pode ser tratado com dipirona”, explica.

    Diante dessa demanda de mão de obra qualificada, o Senac se propôs a oferecer o curso profissionalizante de Atendente de Farmácia. Com cerca de três meses de duração, o aluno aprende desde o básico sobre as funções dos medicamentos até as leis que regem as farmácias, popularmente conhecidas como RCDs.

    “Existem vários tipos de RCD. No de Boas Práticas Farmacêuticas, por exemplo, consta que todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente e que eles devem estar cientes do que fazer com relação aos produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento. Assim, tudo isso é tratado no curso, de modo que o aluno já chega no mercado de trabalho muito mais preparado”, afirma o docente.

    A qualificação citada por Daniel é fundamental, afinal o segmento sempre esteve em alta no Brasil. O país, inclusive, tem o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França, conforme mostrou uma pesquisa da empresa IQVIA. Além disso, projeções da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) apontam que até o ano que vem o país já tenha ultrapassado a França e figure em quinto lugar no ranking mundial.

    “Tendo em vista que é um mercado muito concorrido, ter a oportunidade de fazer um curso gratuito e tão completo, como é o do Senac, é algo que, certamente, fará com que o aluno se destaque no mercado de trabalho e esteja sempre à frente de seus concorrentes”, conclui Daniel de Lima Gonçalves, farmacêutico e docente do Senac.

    Curso gratuito de Atendente de Farmácia

    A unidade do Senac em Conselheiro Lafaiete está com matrículas abertas para o curso gratuito de Atendente de Farmácia. Neste curso o aluno aprende a atuar na organização física de farmácias e drogarias e no atendimento ao cliente, contribuindo para a saúde da população. As aulas são presenciais e têm início a partir de 18 de maio. Os interessados devem se inscrever presencialmente na unidade do Senac na cidade.

    O curso integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), fruto de acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac. O programa visa ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica.

    Sobre o Senac em Conselheiro Lafaiete

    As unidades oferecem cursos livres, técnicos, de Aprendizagem Comercial e MBA. Instaladas em áreas estratégicas da cidade, contam com prédios que prezam pela acessibilidade e ainda dispõem de estruturas modernas e tecnológicas, com salas e laboratórios de informática e estética com capacidade para acomodar 40 alunos.

    Serviço:

    Matrículas para o curso de Atendente de Farmácia

    Inscrições: até 18 de maio, na unidade do Senac

    Endereço: Rua Tavares de Melo, 630 – Centro

    Mais informações: (31) 3062-2950

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais