Seminário foca pessoas com necessidades especiais e reabilitados no mercado de trabalho

O Senac promove a 7ª edição do seminário “O papel da educação e o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados”. Este ano, o evento será online e gratuito. Ele acontece no dia 24 de setembro, a partir das 9h. A programação foi adaptada e abordará temas relacionados à pandemia, como o novo cenário de contratação. Também serão discutidos assuntos como a importância da qualificação profissional e a evolução da legislação trabalhista. As inscrições devem feitas com antecedência pelo Sympla.

Para a coordenadora do Rede de Carreiras do Senac, Ana Roberta Cruz, é fundamental o papel de uma instituição de ensino e empresas como lugares de inclusão fomentando a educação na qualificação das pessoas com deficiência e reabilitados. 

De acordo com o último Censo, o Brasil conta com 45 milhões de pessoas com deficiência. Além das dificuldades com a mobilidade e o preconceito, os profissionais enfrentam também uma barreira para entrar no mercado de trabalho. Em Minas, 35 mil deles estão em ocupações formais. 

 

Programação

 

9h – Apresentação artística – Dudu do Cavaco – Músico Instrumentista, faz parte do grupo de samba “Trem das Onze” e foi o primeiro músico com síndrome de Down do Brasil a gravar um CD.

9h10 – A evolução da legislação da pessoa com deficiência x pandemia – Patrícia Siqueira (coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho – SRT/MG) e  Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná)

9h40 – Perspectiva no RH na contratação de pessoas com deficiência pós-pandemia – Romário e Ricardo Fot (servidores públicos e palestrantes dos temas: motivação, atitude e determinação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho)

10h10 – A importância da formação profissional para o trabalho – Bruno da Silva (assistente administrativo no Senac, idealizador e diretor de conteúdo na mindset Da Vitória e na Prosa Contábil), Kátia Gomes (digitadora) e Renato Gonçalves (auxiliar de escritório).

LEIA TAMBÉM:

Parceria do INSS com rede de supermercados possibilitará recolocação de segurados no mercado de trabalho

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais