• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Semana do Alimento Orgânico terá eventos online

    Entre os dias 29 de junho e 3 de julho, o IF Sudeste MG realizará o seu primeiro encontro multicampi on-line com a II Semana do Alimento Orgânico. Organizado em conjunto pelas unidades de Barbacena, Muriaé e Rio Pomba, o projeto busca incentivar o consumo de verduras, frutas e legumes cultivados sem agrotóxicos. Para falar sobre o assunto, foram convidados palestrantes de instituições e associações que incentivam a produção orgânica em todo país. Eles irão apresentar sobre temas como as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica e a importância do estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização.  

    A II Semana do Alimento Orgânico será transmitida pelo canal oficial do IF Sudeste MG no Youtube. Os interessados em participar deverão realizar as inscrições online pelo link https://docs.google.com/forms/d/11rUZDDSa8z2quFCA0BNCdczLhOXFWKIwLDBHf10huks/viewform?edit_requested=true para ter acesso à transmissão. As palestras serão apresentadas das 16h às 18h e, nos dias dos encontros, serão enviados os links da salas do YouTube. Durante as apresentações, serão divulgadas as listas de presença.

    Confira a programação:

    – A abertura contará com a presença do reitor Charles Okama de Souza e dos diretores gerais das unidades organizadoras: Marcelo José Milagres de Almeida – Campus Barbacena, Fausto de Marttins Netto – Campus Muriaé e João Batista Lúcio Corrêa – Campus Rio Pomba. 

    – A primeira mesa vai tratar sobre o Movimento Orgânico Brasileiro e terá como palestrantes o pós-doutor em Comércio Justo e Agroecologia pela Università degli Studi di Perugia (Itália), membro da Associação Orgânica e do Instituto Brasil Orgânico, Sérgio Pedini, e a mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras e representante do Instituto Brasil Orgânico na região Sudeste, Aloísia Rodrigues Hirata.

    – No segundo dia, serão tratadas as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica. A doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenadora do Programa Nacional de Bioinsumos, Mariane Carvalho Vida, falará sobre o projeto que está à frente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já o doutor em Entomologia e diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, Dany Silvio Amaral, apresentará a experiência do município em que atua com biofábricas.

    – No terceiro dia, será discutido a importância das redes na produção e comercialização de produtos orgânicos. Haverá apresentações de representantes das redes Povos da Mata e Sabor e Saúde da Serra. 

    – No quarto dia, os participantes irão falar sobre o estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização da agricultura orgânica.

    – Para finalizar a segunda edição da Semana do Alimento Orgânico, serão apresentados os projetos de extensão desenvolvidos nas três unidades. Os representantes do Campus Rio Pomba Eduardo José de Moura, Thábata Emanuelle Fernandes e Bruno Rolim apresentarão as ações da Rede Mãos à Horta durante a pandemia do Coronavírus. A professora do Campus Muriaé Juliana Sena Calixto fará a exposição “Apoio à comercialização delivery da Rede Sabor e Saúde da Serra”. Já a equipe do Grupo de Agricultura Pé no Chão do Campus Barbacena e os professores Laércio Borato de Paula e Bruno Almeida de Melo (IFPA) falarão sobre “O despertar e o caminhar da produção orgânica no IF Barbacena e o expandir das experiências”.