• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Sapo, rã ou perereca?

    Por Júlia Gonçalves, membro do Laboratório de Escrita Científica do “Falando de Ciência e Cultura”, licencianda em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena.

    Muitas pessoas os consideram nojentos e ainda tem medo dos sapos, rã e pererecas. Seja por sua aparência, por sua capacidade de saltar ou por alguns serem venenosos. Mas, “antes de tudo, o medo por anfíbios não justificam os ataques aos pequenos animais, mesmo que esses possam envenenar” (AGRO NEWS, 2021). Mas, afinal, você sabia que estes três animais são diferentes? Porém, “em comum eles têm o fato de serem classificados como anuros, o nome dado aos anfíbios que não têm rabo” (SUPER ABRIL, 2011).

    Para começar, as rãs são anuros que habitam ambientes aquáticos ou muito úmidos. No geral, possuem a pele lisa, fina e úmida, pernas longas, podem apresentar glândulas venenosas e seu tamanho pode varias de 9,8 milímetros a 30 centímetros.

    Já os sapos, são animais que preferem vivem em terra firme e geralmente procuram por ambientes aquáticos para se reproduzir e seu tamanho varia de 2 a 25 centímetros. “Tem aparência estranha, pele rugosa e cheia de verrugas. Suas pernas curtas fazem com que dê pulos limitados e desajeitados. Graças a glândulas na região dorsal, o sapo libera veneno que pode irritar nossos olhos e as mucosas” (SUPER ABRIL, 2011).

    Por fim, as perereca, que assim como os sapos, preferem ambientes terrestre, sendo encontradas em galhos de árvores. São mais coloridas e “em geral, a perereca é menor que um sapo ou uma rã e tem como característica os olhos esbugalhados, deslocados para fora. Suas pernas finas e longas permitem grandes saltos – algumas alcançam a marca de 2 metros de distância! As pontas dos dedos da perereca possuem um tipo de ventosa, que ajuda a subir nas árvores” (SUPER ABRIL, 2011).

    No mais, “os anfíbios são um grupo de animais de extrema importância em termos de biodiversidade, contando com mais de 6.700 espécies conhecidas no mundo” (ICM BIO). Então, se você tem medo ou não gosta desses anfíbios, opte por afasta-los de forma responsável: mantenha, por exemplo, folhagens podadas para que os animais não tenham um lugar para viver, drenar qualquer tipo de água parada em sua residência, entre outras alternativas (AGRO NEWS, 2021), uma vez que, os anuros, assim como todos os grupos de seres vivos são membros essenciais do ecossistema e sua presença é um indicativo de um meio ambiente saudável.

     

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

     

    REFERÊNCIAS:

    AGRO NEWS. Todo sapo é venenoso? Saiba identificá-los e o que fazer. 2021. Disponível em: https://agronews.tv.br/todo-sapo-e-venenoso-saiba-identifica-los-e-o-que-fazer/. Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

    ICM BIO. Anfíbios. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/ran/anfibios.html. Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

    SUPER ABRIL. Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?. 2021. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-sapo-ra-e-perereca/. Acesso em: 18 de dezembro de 2021.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais