Santa Tereza, São José, Centro e Torres são as regiões com maior incidência de positivos da Covid-19

A entrevista coletiva online da Prefeitura de Barbacena, nesta terça-feira (09), trouxe novidades como o mapeamento de bairros com maior incidência de casos positivos de Covid-19. O novo formato do boletim foi uma sugestão das redações do Barbacena Online e da Rádio Sucesso Fm. Pelo novo informativo, os bairros Diniz II e Santo Antônio estão na classificação “vermelha”, com 5 a 6 casos positivos cada um. Acima de 7 casos, na classificação “preta”, estão o Centro, os bairros Santa Tereza e São José, além do distrito São Sebastião dos Torres. O staff da saúde esclareceu que os casos da Epcar estão incluídos nesse mapeamento.

EPCAR – A Secretária Municipal de Saúde, Marcilene Dornelas, destacou que os alunos da Epcar que testaram positivo e já cumpriram o isolamento, sendo portanto considerados curados, também estão incluídos no Boletim do Município. Ela afirmou que surgiram novos casos de familiares de militares da Aeronáutica que também contraíram o coronavírus, porém, sem detalhar o quantitativo.

AVANÇO NO MINAS CONSCIENTE – As deliberações sobre possível avanço, ou retrocesso, no programa estadual do Minas Consciente serão definidas pelo Comitê Estadual que acompanha a macrorregião de acordo com os dados epidemiológicos do território. Os shoppings, que até então não estavam autorizados a funcionar, poderão abrir, mas somente as lojas contempladas pelas ondas verde e branca do programa estadual, que prevê a abertura gradual da economia. É sempre bom lembrar que é obrigatório o cumprimento das medidas de higienização preconizadas pelo programa e pelas autoridades de saúde.

AGLOMERAÇÕES NOS BAIRROS – A Secretária foi enfática ao dizer que os fiscais sanitários não podem invadir residências para fiscalizar denúncias de aglomerações. Ela apelou para o bom senso da população, que é fundamental no combate ao coronavírus.
Manter o distanciamento social é a melhor maneira de prevenir o contágio e o avanço da doença. Não há intenção do município em criar novas sanções para o descumprimento do decreto.

SURTOS – O Staff da Saúde esclareceu que é considerado surto quando um determinado local, empresa ou setor apresenta dois ou mais casos suspeitos. A partir da notificação, a Secretaria faz o monitoramento contínuo, independente da empresa. O que ocorreu nos três surtos identificados na cidade, Oi, Epcar e Ibiapaba, é que estas empresas realizaram a testagem em massa. Foi afirmado que não há, no momento, indícios de outros surtos na cidade.

PICO EM BARBACENA – Maurício Becho explicou que não é possível precisar quando Barbacena terá um pico de casos. Mas é sabido que quanto mais as pessoas circularem, mais casos serão notificados.

FEIRAS LIVRES – Um dos setores duramente afetados é o de feiras livres. Marcilene esclareceu que o Minas Consciente não permite a liberação das feiras por conta da situação desfavorável do território. É momento de se reinventar, mas algumas possibilidades estão sendo estudadas palas autoridades. Ela disse que não está proibida a venda de casa em casa, desde que os protocolos de higiene sejam respeitados. “Uma pessoa manuseia o alimento, outra manuseia o dinheiro, por exemplo”, sinalizou.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais