• 23ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Saiba quais as novas orientações para bares e restaurantes nesta reabertura de atividades

    Entrou em vigor em todo o Estado, na quinta-feira (06), os novos protocolos do Minas Consciente. Barbacena foi reclassificada para a Onda Amarela, segundo as novas diretrizes do Estado. Rosângela Turquetti, que responde interinamente pela Vigilância Sanitária do município, esclareceu algumas alterações do Minas Consciente. Uma das principais se refere ao funcionamento de bares e restaurantes, com a autorização da consumação nesses estabelecimentos. porém, algumas restrições foram impostas como a permissão de 30% da capacidade de mesas, disponibilização de álcool em gel, ventilação adequada, controle no fluxo de pessoas. Com relação aos bares, ainda estão proibidas as atrações para entretenimento como música ao vivo e jogos ao vivo. Nos restaurantes continua restrito o self service. Vale ressaltar também que para esses estabelecimentos de rodovias, bares, restaurantes, lanchonetes, o funcionamento é permitido de forma integral. 

    Outras mudanças:

    • Inversão das cores e a diminuição das ondas: Os serviços essenciais, antiga onda verde, passou a ser nomeada como onda vermelha. Os serviços essenciais de médio risco, contemplados na onda branca, verde e vermelha foram sintetizados na onda amarela e os serviços não essenciais de alto risco de contaminação, antiga onda roxa, passou a ser chamada de onda verde. Teremos, nesse sentido, primeira, segunda e terceira fase. O município de Barbacena obteve sua reclassificação de fase no programa Minas Consciente, continuamos na onda amarela, mas com algumas especificidades do novo protocolo. Para além das atividades permitidas pela onda amarela do antigo documento, foram acrescentadas atividades de ensino não curricular, como: ensino de esporte, dança, artes cênicas, ensino de música, arte e cultura.
    • As atividades como museus, cinemas, incentivadores de grandes aglomerações, clubes recreativos, academias, atividades de lazer esportivos e turismo em geral estão preconizados para a nova onda, a verde, ou seja, apenas na terceira fase do programa. Vale ressaltar que o protocolo abrange também regras de comportamento para empreendedores, trabalhadores, alunos e cidadãos em meio a pandemia. 

     

    LEIA TAMBÉM:

    https://barbacenaonline.com.br/governo-de-minas-confirma-barbacena-na-onda-amarela/

    https://barbacenaonline.com.br/duvidas-com-as-novas-regras-do-minas-consciente-esclarecemos-os-principais-pontos/

    https://barbacenaonline.com.br/secretaria-fala-sobre-as-feiras-bares-e-minas-consciente/