Saiba o que fazer em caso de sintomas de dengue

Barbacena está em emergência em razão da dengue. Pacientes que apresentarem sintomas como febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares podem procurar o Hospital Policlínica, que tem uma ala dedicada exclusivamente ao tratamento de pacientes com sintomas da doença.

Já os casos mais leves podem ser tratados diretamente nas Unidades Básicas de Saúde de Barbacena. Mulheres grávidas e lactantes são orientadas a procurar o Hospital Santa Casa para receberem a assistência adequada.

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Pacientes com dengue podem apresentar febre alta, dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa; irritabilidade.

DENGUE EM BARBACENA – Até o dia 26 de fevereiro Barbacena registrou 1237 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 722 foram positivos para a doença e 178 ainda estão em investigação. Foi confirmado ainda um óbito por dengue. A cidade tem um caso de chikungunya confirmado e um em investigação.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais