Take a fresh look at your lifestyle.

Roda de saberes abordará o auto cuidado e a ginecologia autônoma

0 281

A terapeuta menstrual Janaina Morais coordenará, no dia 14 de abril no Espaço Acalme, uma roda de saberes e auto cuidado e ginecologia autônoma. A entrada é gratuita, mas os participantes devem contribuir com 1 litro de leite longa vida, leite em pó ou biscoitos que serão doados para a Creche Escola Irmãos do Caminho. O Espaço, que fica na rua José de Alencar, 85, bairro Jardim, é sujeito a lotação e a inscrição pode ser feita através do link http://bit.do/ginecologia-autonomoma.

A ginecologia autônoma é uma prática pedagógica, política e estético-energética, que busca incentivar os corpos menstruantes a conhecerem seus corpos (tocá-los, senti-los, examiná-los), observando e acompanhando suas transformações, aprendendo a conhecer sua sexualidade, fertilidade e a saúde do corpo no geral. A prática não busca romper com a ginecologia convencional, e sim utilizá-la em benefício próprio, ganhando mais autonomia na relação médico-paciente.

NOTA DA REDAÇÃO: Janaina Morais é artista visual, antropóloga, pedagoga e terapeuta menstrual, doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde realiza uma pesquisa sobre a medicalização da menstruação, a arte menstrual e a ginecologia autônoma e natural.

Em 2016 desenvolveu o projeto Meu corpo, meu sangue – ressignificando a menstruação, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, procurando incentivar corpos menstruantes a conhecerem seus corpos, seus ciclos e sua sexualidade, através da arte menstrual e da ginecologia autônoma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.