Take a fresh look at your lifestyle.

Revoluções e Resistência: Foi Só Uma Alegria Adolescente

A crônica de Leonardo Lisbôa

0 64

Uma homenagem às MULHERES, em especial as EMPODERADAS.

Eu tive uma alegria adolescente… na rua vi minha professora de História. Sempre amei minhas professoras de História. Antes mesmo de estudar esta disciplina eu já amava História. Sempre gostei dos “o quê?”,  “por quês?”, “quando?”, “onde?”, “quem?”, “Como?”.

Eu tive uma alegria adolescente… na rua vi minha professora de História. Sempre amei minhas professoras de História. Antes mesmo de estudar esta disciplina eu já amava História. Esta professora em especial. Ela ensinava teorias e práticas.

Eu tive uma alegria adolescente… na rua vi minha professora de História. Sempre amei minhas professoras de História. Antes mesmo de estudar esta disciplina eu já amava História. Esta ensinava revoluções do livro  didático e na prática ensinou-me resistência: era afrodescendente ensinando em uma instituição que se dizia pública, mas as vagas das turmas eram para filhos da elite… Ela ouvia isto e aquilo. Resistente ensinava a vencer o “búlingue”.

Em tempos de fascismo nem sabíamos que esta era só mais uma forma de violência. Ela, afrodescendente e eu filho que tinha que estudar exauridamente para conquistar  vagas destinada a quem nasceu fidalgo e recebia a graça.

Os tempos eram outros.

Eu tive uma alegria adolescente… na rua vi minha professora de História. Ela velhinha e cheia de marcas do capataz tempo. Eu, senhor, professor de História aposentado.

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 09/07/2018

Direitos do texto e foto

reservados e protegidos segundo

Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.

 

 

Gosta de Poesias e Crônicas?
Então curta a página POETAR: https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte

 

 

_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/

http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/

#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras

 

ESCREVA PARA O AUTOR:      [email protected]

 

NOTA DA REDAÇÃO: Leonardo Lisbôa  é professor da rede pública de ensino de Minas Gerais. Fez sua especialização em História na UFJF e seu mestrado em psicopedagogia na Universidade de Havana, Cuba. Publica textos também no sítio www.recantodasletras.com.bronde mantém duas escrivaninhas (Perfis): o primeiro utilizando o próprio nome ‘Leonardo Lisbôa’ e o segundo o de ‘Poesia na Adega’.  Registro no CNPq: http://lattes.cnpq.br/0006521238764228

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.