Take a fresh look at your lifestyle.

Reunião define estratégias para enfrentamento de situações de emergência causadas pelas chuvas

1 568

As fortes chuvas que atingiram a cidade esta semana trouxeram diversos problemas para a população. Alagamentos, asfalto arrancado, córregos transbordaram, mercadorias levadas pela correnteza foram alguns dos transtornos gerados. Ao todo o Corpo de Bombeiros registrou 42 ocorrências.

Em razão de toda esta situação, na tarde de quinta-feira (21) foi instalado, durante reunião, o Sistema de Comando em Operações, sob a Coordenação do Tenente Coronel Pádua, Chefe do Estado Maior da 13ª RPM, com o objetivo de direcionar ações preventivas e corretivas em razão das chuvas. Integram a comissão representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, entre outros.

De acordo com o Tenente Coronel Pádua, a Prefeitura se comprometeu a fazer a limpeza das áreas atingidas, serviço que teve início ainda na quinta-feira (21). Pádua ressaltou ainda que é preciso a população e, principalmente, comerciantes, fiquem atentos ao armazenamento do lixo que é colocado nas ruas para coleta. “Em muitas ocasiões o lixo é dispensado nas ruas de forma inadequada e em dias ou horários que a coleta não é feita”. Ele esclareceu ainda que o Comando de Operações já traçou alguns locais mais críticos onde será necessário agir em caso de chuvas fortes e que o trabalho será feito voltado para a prevenção. Em casos de previsão de chuva forte, as pessoas em área de risco serão alertadas. Quando não for possível prevenir, a equipe irá atuar para amenizar os danos.

O coordenador da Defesa Civil do Município, Carlos Bertoni, reforçou que a limpeza nos pontos mais críticos foi realizada. Sobre o muro do presídio, o coordenador esclareceu que a Defesa Civil realizou vistoria no local, na quinta-feira (21), onde foram apresentados projetos estrutural e de análise de solo, dentre outros documentos que comprovam a iminência de uma obra para correção dos problemas. Bertoni informou ainda que apesar de algumas trincas e rachaduras, o muro está estável.

POLÍCIA CIVIL – A sede da Polícia Civil, no bairro Pontilhão, também foi atingida pela enchente e por isso as atividades rotineiras foram suspensas. A previsão é de que o atendimento seja retomado na segunda-feira (25).

1 comentário
  1. IRANI de SOUZA PORTILHO Diz

    Olá; prezados comunicadores; estou na sintonia neste domingo , direto de CURITIBA PR, com a rádio e notícias de BARBACENA, MG, cidade que nos acolheu entre 1969 a janeiro 1972 quando eu era estudante da EPCAR…Nossa turma fará um encontro na BARBACENA entre 14 a 17 de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.