• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Resolução do Conselho de Saúde volta a obrigar uso de máscaras em espaços fechados em Lafaiete

    O Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete publicou uma nova resolução, nesta segunda-feira (13), em que torna obrigatória a utilização de máscaras em ambientes fechados no município pelo período de 90 dias. Segundo a entidade, o aumento de casos da doença na cidade foi preponderante para que a decisão fosse tomada.  O último boletim epidemiológico, emitido em  10 de junho, informou que na última semana foram confirmados 191 novos casos e uma morte por covid em Lafaiete. Além da obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados para todas as pessoas, a resolução prevê mais algumas deliberações: estabelecimentos voltam a ser obrigados a fornecer álcool em gel; filas devem respeitar a distância interpessoal de 1 metro e idosos; pessoas com comorbidades e pessoas não vacinadas voltam a ser obrigadas a usar máscara em ambientes abertos com aglomeração de pessoas.

    Segundo Roberto Sant’Ana, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a decisão deve ser cumprida imediatamente e, caso a Secretaria de Saúde da cidade opte por uma decisão diferente, deve ser enviado um pedido de revisão à CMS. Ao Fato Real, o presidente da entidade salientou que o Conselho está sendo proativo, evitando um problema que pode se agravar posteriormente.

    Para Sant’Ana o decreto publicado recentemente   fala em recomendação. “Você não recomenda em decreto. Decreto você manda fazer ou não fazer. Como o município foi dúbio no decreto dele, sem a personalidade necessária, o conselho tomou a ação. ”

    Resolução

    Na última quinta-feira (09) a Prefeitura publicou um decreto em que recomenda a volta da utilização de máscara em lugares fechados, no entanto, não prevê uma obrigatoriedade da ação. Com a resolução do Conselho, a recomendação torna-se obrigatória.

    Informações Fato Real

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais