• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Registros de pacientes do Hospital Colônia tombados pelo patrimônio histórico

    O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena – COMPHA, em reunião ocorrida em 03 de agosto de 2020, concordou por unanimidade para que se tombem os livros de Registro de Pacientes do antigo Hospital Colônia de Barbacena. Atualmente denomina-se Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – CHPB pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG.

    O hospital foi inaugurado em 12 de outubro de 1903 e seguiu padrões europeus para implantar um modelo de atenção aos doentes mentais como as demais instituições psiquiátricas ao longo de todo o país. No arquivo do Museu da Loucura existe uma documentação composta por livros de registro de entrada de pacientes, totalizando 108 livros, referente ao período de 1903 a 1970.

    O ato de tombamento é uma forma que o COMPHA encontrou de preservar a história da Loucura em Barbacena, além de valorizar a memória do acervo. Os bens tombados ficam sujeitos às diretrizes de proteção estabelecidas na Política Cultural, e a partir de agora possui proteção especial.