• 17ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Regime de Estudo não Presencial do Estado de Minas Gerais inicia segundo ciclo

    O programa “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas, iniciou nesta segunda-feira (29), um novo ciclo do Regime de Estudo não Presencial. A partir de agora, as “teleaulas” estarão relacionadas ao segundo volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), que foi disponibilizado, na última semana, para alunos e professores da rede estadual de ensino.

    Transmitido de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30, o programa é uma das ferramentas complementares ao PET e ambos fazem parte do Regime não Presencial que é ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

    Ao longo da semana, os conteúdos são apresentados por área de conhecimento: Na segunda-feira, a temática é linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira a programação específica é voltada para os alunos que estão se preparando para o Enem.

    Todos os dias, de 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes por meio do WhatsApp, no número (31) 98295-2794, ou por meio de ligações pelo número (31) 3254-3009.

    Para os estudantes que não conseguem assistir ao “Se Liga na Educação” no momento da transmissão ou que queiram rever os conteúdos apresentados, a SEE/MG disponibiliza os vídeos das aulas no aplicativo Conexão Escola, no site (estudeemcasa.educacao.mg.gov.br) e no canal no Youtube da SEE.

    Hoje, o programa “Se Liga na Educação” está chegando a cerca de 80 municípios, o que beneficia, aproximadamente, 200 mil estudantes. A ampliação do acesso é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A transmissão pela TV Assembleia acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h (conteúdos voltados para o Ensino Fundamental) e das 19h30 às 22h30 (conteúdos voltados para o Ensino Médio). Por questões operacionais das duas emissoras, a transmissão feita pela TV Assembleia, em relação a que é realizada pela Rede Minas, conta com uma semana de diferença. 

    Sobre o PET 

    O PET Volume II pode ser acessado por professores e alunos. O material traz conteúdos e atividades que representam a continuidade do primeiro volume. Ele foi elaborado por professores da rede estadual de ensino e por representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG), voltado para a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Já as universidades mineiras auxiliaram no processo de revisão de conteúdo e ortografia.

    Para baixar o PET Vol II, pais e/ou responsáveis, alunos e professores que têm acesso à internet, podem acessar o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br ou o aplicativo Conexão escola e localizar o material relacionado ao ano de escolaridade, disponibilizado gratuitamente. Não é necessário imprimir o material, os exercícios e atividades podem ser feitos no caderno ou em uma folha a parte de modo que as atividades possam ser apresentadas posteriormente ao professor. Já para aqueles alunos que não têm celulares ou acesso à internet, os PETs estão sendo entregues, de graça, em suas residências. Sempre respeitando as determinações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).