Região tem sete municípios com contágio do coronavírus em tendência de elevação

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) publicou, nesta quarta-feira (12), o informativo número 04, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da COVID-19 no município de São João del-Rei e na região do Campo das Vertentes.

Essa nova edição traz como novidade a comparação gráfica da situação do contágio, na semana atual e anterior, nas microrregiões de Barbacena, Lavras e São João del-Rei. As cidades de São João del-Rei e Barbacena apresentam tendência de redução no ritmo de contágio e Lavras apresenta tendência de elevação. Na análise específica da cidade de São João del-Rei, houve redução do número de novos casos em 7 das 8 regiões da cidade.

De acordo com o documento,  elaborado a partir da média móvel de casos (últimos 7 dias), a microrregião de São João del-Rei, na qual envolve 18 cidades, apresentou 5 municípios com tendência de elevação do contágio, sendo eles Bom Sucesso, Dores de Campos, Nazareno, Prados e São Vicente de Minas. Já os municípios de Lagoa Dourada e Tiradentes foram os únicos identificados com uma tendência de estabilidade. As cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei apresentam uma tendência de redução do contágio e Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Ritápolis e São Tiago apresentaram uma estabilidade de zero contágio nos últimos 14 dias. 

Já na microrregião de Barbacena, que envolve 15 cidades, também de acordo com a média móvel de casos (últimos 7 dias), 7 municípios foram identificados com tendência de elevação do contágio, sendo eles Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo e Senhora dos Remédios. Para as cidades de Barbacena e Santa Rita de Ibitipoca a tendência é de redução. Os municípios de Capela Nova, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio e Santana do Garambéu apresentaram uma tendência de estabilidade de zero contágio nos últimos 14 dias. 

Na microrregião de Lavras, que envolve 10 cidades, seguindo a média móvel de casos (últimos 7 dias), Lavras, Luminárias e Perdões apresentam tendência de elevação do número de contágio. Já Carrancas, Ingai, Itumirim, Nepomuceno e Ribeirão Vermelho foram identificados com redução dos casos e Ijaci e Itutinga estão com tendência de estabilidade de zero contágio nos últimos 14 dias.

A pesquisa teve como fonte os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del Rei. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais