• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Região recebe Mostra gratuita de Curtas Metragens de Animação

    Por Edmar Ribeiro

    Em parceria com a ADRO Galeria e inaugurando o Cine ADRO, serão exibidas novas mostras do Dia Internacional da Animação (DIA) – Mostra de Curtas Metragens de Animação na cidade de São João del-Rei nos dias 9 e 23 de novembro. No último mês, foi realizada a edição 2019 do festival, que é trazido à região pelo projeto Cultura & Cidadania desde 2016 e apresenta uma série de trabalhos audiovisuais de curta duração, voltados tanto para o público adulto quanto para o infantil. Atendendo a pedidos, porém, a população terá uma nova oportunidade de conferir alguns dos trabalhos que fizeram parte da programação de outubro.

     

    As mostras são gratuitas e o espaço estará sujeito a lotação. 

     

    O Dia Internacional da Animação (DIA) – Em sua 16ª edição, é exibido em mais de 150 cidades de todos os estados do Brasil. Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o DIA é o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em diferentes países, entre eles Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão. A data celebra a primeira exibição de imagens animadas na história, que ocorreu em 28 de outubro de 1892 no teatro óptico de Émile Reynaud, no Museu Grevin, Paris.

    De acordo com a organização do evento, sua missão é “ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no BrasilCom isso, muda-se a ideia de que animação é restrito às crianças. A equipe do DIA se compromete, porém, a sempre realizar programações infantis com produções voltadas especificamente para as crianças, formando assim um público adulto no futuro.

     

    Serviço

    Dia Internacional da Animação em São João del-Rei

    Mostra Infantil (classificação livre)

    Data: 09 de novembro

    Horário: 11h 


    Mostra Internacional (classificação 14 anos)

    Data: 23 de novembro

    Horário: 11h

     

    Local: ADRO Galeria

    Rua Getúlio Vargas, 154 A

    Centro Histórico – São João del-Rei

     

    PROGRAMAÇÃO

    Confira os filmes exibidos:

    MOSTRA INFANTIL – Classificação Livre

    Mytikah – O livro dos heróis (EP Dandara e Zumbi dos Palmares)

    Direção: Dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão
    Técnica: 2D
    Duração: 06min52seg
    Ano: 2018

    Sinopse: EP 06 – Zumbi dos Palmares e Dandara: Mytikah leva Manga e Leco para 1600 onde veem Zumbi dos Palmares ainda criança ser capturado como escravo. Eles acompanham a fuga de Zumbi para o Quilombo e conhecem Dandara. Anos mais tarde as crianças e Dandara incentivam Zumbi a lutar contra a escravidão e juntos o casal lidera o quilombo.

    Sinopse da Série: Os irmãos Manga e Leco se divertem com o livro pop-up MYTIKAH, que conta histórias de heróis da vida real. Quando o livro chega eles entram na história para conhecer os personagens e o mundo em que vivem. Eles aprendem sobre o contexto histórico e vida destes heróis e fazem observações e críticas bem-humoradas sobre a época e suas características. Os irmãos participam da história e ajudam os heróis a realizarem suas missões. Feito isso eles conquistam uma relíquia que os leva de volta para local do início do episódio, onde MYTIKAH desaparece magicamente.

     

    Bola e Triângulo

    Direção: NUCA – Núcleo de Animação da Casa Amarela
    Técnica: 2D
    Duração: 01min10seg
    Ano: 2018

    Sinopse: Bullying sob a perspectiva de formas geométricas básicas. Esta animação foi produzida durante a disciplina de Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes do Curso Sistemas e Mídias Digitais ministrada pela Prof. Andrea Pinheiro na Universidade Federal do Ceará.

     

    Lembramos de Cor

    Direção: Ester Harumi Kawai
    Técnica: 3D
    Duração: 02min23seg
    Ano: 2019

    Sinopse: Luna vivia num mundo triste e sombrio, até um dia esbarrar em Stella, que na pressa derrubou um chaveiro colorido. Intrigada com o chaveiro e suas cores, Luna decide reencontrar Stella, na tentativa de resgatar a cor e o propósito de sua vida.

     

    Min e as mãozinhas

    Direção: Dir. Hygor Amorim e Jonas Brandão
    Técnica: 2D
    Duração: 08min25seg
    Ano: 2018

    Sinopse: Primeiro desenho animado em Língua de Sinais para surdos e ouvintes poderem se divertir! Cada um tem a sua língua, o gato fala gatês, o elefante fala elefantês, e por aí vai, mas com tantas línguas diferentes, é difícil um entender o outro! Mas a Min está pronta para ensinar LIBRAS para todos, uma língua que vai incluir e aproximar todos esses mundos!

     

    Trip & Treasure

    Direção: Estúdio Escola de Animação
    Técnica: 2D
    Duração: 03min45seg
    Ano: 2018

    Sinopse: Após cruzar os sete mares em busca do cobiçado tesouro do Velho Bartolomeu, uma destemida piratinha chega à ilha que guarda seu maior desejo. Mas que segredos se escondem por trás dos perigos desta ilha?

     

    Tobias Tatu

    Direção: Júnia Consani
    Técnica: Stop motion
    Duração: 01min
    Ano: 2017

    Sinopse: Tobias Tatu é um filme em stop motion produzido em patchwork que ilustra através do poema de Rosana Urbes, o alegre caminhar de um lindo e feliz tatu que só quer brincar.

     

    Os Pássaros

    Direção: Clara Braem, Duda Cellos, Tatiana Hagen
    Técnica: Tradicional 2D Digital
    Duração: 01min12seg
    Ano: 2019

    Sinopse: “Os Pássaros” é um curta inspirado pela temática da democracia, que homenageia a letra de Luiz Roberto Peçanha. Os pássaros entram em uma jornada de autodescoberta e libertação, ajudando uns aos outros em vôos rasantes e em cenas de união.

     

    A Truta Púrpura

    Direção: Helena Belice, Murilo Prudêncio, Pedro Solano
    Técnica: Frame-by-Frame
    Duração: 01min40seg
    Ano: 2019

    Sinopse: Dois pescadores muito diferentes entram em uma disputa para conseguir um grande prêmio, a raríssima truta púrpura. Eles só não esperavam que a truta fosse mais inteligente do que imaginavam.

     

    Pelas Barbas do Noel

    Direção: Fernando Ferreira Garróz
    Técnica: 2D
    Duração: 04min06seg
    Ano: 2016

    Sinopse: Na véspera do Natal, um inesperado incidente acontece com o Papai Noel. E agora, como fará a tão esperada entrega dos presentes?

     

    A Folia de um Bloco Infantil

    Direção: Equipe N.A.D.A. – Núcleo de Artes Digitais e Animação PUC-Rio (Ana Luiza Primo, Clara Barros, Clara Braem, Duda Cellos, Helena Vilar, Leticia de Vicq, Luana Matos, Luma Rodrigues e Tatiana Hagen)
    Técnica: Digital, 2D Vetorial
    Duração: 02min02seg
    Ano: 2019

    Sinopse: “A Folia de um Bloco Infantil” é um curta criado para celebrar o centenário da obra Carnaval das Crianças de um dos compositores mais celebrados da América Latina, Heitor Villa-Lobos. Sua composição original foi inspirada pelo tradicional carnaval e folclore brasileiro e agora surge em forma de animação pela primeira vez. Ela retrata sete figuras populares do carnaval de rua da época dançando, pulando e brincando em um grande bloco. O curta explora os personagens em sincronia com a música original de Villa-Lobos, trazendo-o para o século 21.

     

    Contos Incontados: Cinderela

    Direção: Fernando Ferreira Garróz

    Técnica: 2D
    Duração: 1min25seg
    Ano: 2015

    Sinopse: A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.

     

    Vivi Lobo e o Quarto Mágico

    Direção: Isabelle Santos e Edu MZ Camargo
    Técnica: 2D Cut-out
    Duração: 13min
    Ano: 2019

    Sinopse: Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

     

    Piadinhas bobas

    Direção: Curso de Animação Animator
    Técnica: 2D Full + Adobe Animate
    Duração: 02min21seg
    Ano: 2019

    Sinopse: Piadinhas tão bobas, tão bobas que você ri.

     

    MOSTRA INTERNACIONAL– Classificação: 14 anos

    Invasion Verde

    Direção: Gonzalo Rimoldi

    Técnica: 2D
    Duração: 12min05seg
    Ano: 2018
    País: Argentina

    Sinopse: Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis ​​do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.

     

    The boy who wanted to be a lion

    Direção: Alois Di Leo
    Técnica: Colour Dolby Digital Hand drawn animation 16:9 2:35 Mask
    Duração: 8min25seg
    Ano: 2010
    País: Reino Unido

    Sinopse: Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crecer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.

     

    Ahi viene el avioncito

    Direção: Nicolás G. Sole a.k.a. PIGRO
    Técnica: animação 2d tradicional digital
    Duração: 03min45seg
    Ano: 2017
    País: Argentina

    Sinopse: A avó brinca de aviãozinho na tentativa de fazer com que seu neto coma. Enquanto a criança está envolvida na fantasia, a brincadeira não tem sucesso e acaba tendo consequências inesperadas para os passageiros do avião imaginário.

     

    Funeral

    Direção: Alejandro Bonilla Rojas
    Técnica: 3D
    Duração: 6min24seg
    Ano: 2014
    País: Costa Rica

    Sinopse: Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.

     

    Padre

    Direção: Santiago ‘Bou’ Grasso
    Técnica: Stop Motion
    Duração: 11min50seg
    Ano: 2013
    País: Argentina

    Sinopse: Todos os dias a filha de um militar idoso cuida de acamado pai. A ditadura chegou a um fim na Argentina, mas não na vida dessa mulher.

    NOTA DA REDAÇÃO – Edmar Ribeiro é jornalista, social media, professor e artista visual. Além de atuar em editorias de comportamento e cotidiano, desenvolve consultorias empresariais de Slow Marketing e já participou de mostras de arte em Curitiba (PR), Florianópilis (SC), Pelotas (SC) e Montevideo (Uruguai). Atualmente, dá aulas de redação na rede estadual de ensino e ministra oficinas de escrita voltadas a movimentos sociais.