Região prepara adesão ao programa do Estado para reabertura da economia

A macrorregião se prepara para aderir ao Programa Minas Consciente, elaborado pelo Governo do Estado, que traz diretrizes para a reabertura da economia. A decisão foi tomada em reunião das autoridades dos municípios que compõem a macrorregião, envolvendo Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São João Del Rei. De acordo com fontes ouvidas pelo Barbacena Online, a orientação para reabertura dos comércios não essenciais foi dada pelo Estado.

Em Barbacena, reuniões dos representantes do município com comerciantes, Ministério Público e Estados acontecerão entre terça e quarta-feira para definir o plano de ação. Um decreto municipal com as orientações também está sendo elaborado.

Desde o início da disseminação do vírus, as autoridades de saúde de Barbacena temem que o sistema de saúde não suporte a demanda de UTI para tratamento de pacientes. Ainda que Barbacena tenha criado 36 leitos, sendo 31 do SUS e 5 na saúde suplementar, as cidades da micro e macrorregião dependem diretamente do suporte da cidade.

PROGRAMA MINAS CONSCIENTE

O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde. As ondas devem ser liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

Onda 0 (verde) – serviços essenciais (agropecuária; Alimentos; Bancos e Seguros; Cadeia Produtiva e Atividades Acessórias Essenciais; Construção Civil e Afins; Fábrica, Energia, Extração, Produção, Siderúrgica e Afins; Saúde; Telecomunicação, Comunicação e Imprensa; Transporte, Veículos e Correios; Tratamento de Água, Esgoto e Resíduos).

Onda 1 (branca) – baixo risco (antiguidades e objetos de arte; Armas e fogos de artifício; Artigos esportivos e jogos eletrônicos; Floriculturas; Móveis, tecidos e afins e Outras atividades acessórias)

Onda 2 (amarela) – médio risco (departamento e Variedades; Livros, papelaria, discos e revistas e Vestuário)

Onda 3 – (vermelha) alto risco (Decoração, design e paisagismo; Duty free; Formação de condutores; Hotéis e afins; Informática e comunicação não essencial; Joias e bijuterias e Salões de beleza e estética)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais