Reforma do parque de exposições será primeira experiência de convênio com APAC

Com o objetivo de auxiliar na ressocialização de detentos, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) firmaram uma parceria que possibilita que internos da cidade ofereçam sua mão de obra para atividades de limpeza de postos de saúde, escolas e praças. Além disso, trabalhos de conservação e calçamento de ruas, instalação de manilhas e colocação de meios-fios também farão parte do programa. O primeiro grupo atuará na manutenção e reforma do Parque de Exposições Tancredo Neves.

De acordo com o presidente da APAC Lafaiete, Marco Antônio da Silva, a supervisão dos recuperandos será feita por um agente da APAC, quem irá acompanhar os trabalhos executados. Além disso, um servidor municipal ficará encarregado de apontar as demandas existentes no âmbito da manutenção dos espaços públicos. “Recebemos esta iniciativa de maneira muito positiva e acreditamos que ela será um exemplo para os outros municípios e demais Comarcas Judiciais”, relata o presidente. “Teremos a oportunidade de cumprir aquilo que a metodologia apaquiana exige para a ressocialização, que é o recuperando se readaptar à jornada de trabalho e concluir a sentença sabendo que poderá sustentar a família com o suor do próprio rosto. Será uma mudança de vida muito importante pra nós e principalmente pra eles”.

O convênio foi firmado mediante a concordância do titular da Vara de Execuções Penais, o juiz Paulo Roberto da Silva. A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete irá disponibilizar o transporte para os detentos e se responsabilizará pela remuneração dos trabalhadores. Cada recuperando receberá um salário de $750,00 todos os meses, podendo auxiliar na renda de sua família. A APAC, por sua vez, irá fornecer café da manhã e da tarde, além de almoço e jantar.

Com informações do Fato Real

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais