• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Quer visitar o Parque de Ibitipoca? Vamos te explicar como

    O Parque Estadual do Ibitipoca vai reabrir no dia 30 de setembro, com limitação de visitantes. As visitas poderão ser feitas mediante agendamento através das orientações no site do Instituto Estadual de Florestas (http://www.ief.mg.gov.br/component/content/192?task=view), que serão divulgadas a partir do dia 28 de setembro. Lembrando que a unidade de conservação foi fechada em março devido à Pandemia.

    O PARQUE – ‘Ibitipoca’ é uma palavra tupi-guarani que significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido à grande incidência de descargas elétricas (raios) ou, também, à grande quantidade de grutas. É um dos parques de minas mais visitados no Estado e um dos mais reconhecidos do Brasil e uma das principais atrações turísticas da região.

    Localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual do Ibitipoca é divisor das águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul e possui uma vegetação composta por mata atlântica, pelos campos rupestres em afloramentos rochosos e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. Cactos, bromélias, orquídeas, samambaias e liquens são característicos da Serra do Ibitipoca. As candeias existem em abundância, quase sempre cobertas com um líquen esverdeado chamado barba-de-velho.

    O Parque possui vários córregos e riachos que formam atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como por exemplo, a Ponte de Pedra. As grutas formadas em rochas quarzíticas integram a paisagem do Parque.

    A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata sauá. Aparecem também o macaco barbado (bugio), o papagaio-do-peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios, encontra-se uma espécie de perereca que foi identificada pela primeira vez na região, a Hyla ibitipoca.

    COMO CHEGAR – Partindo de Belo Horizonte, seguir a BR-040 no sentido Rio de Janeiro, antes de Juiz de Fora acessar o trevo para a BR 267 seguindo para Lima Duarte. De Lima Duarte, seguir para o Distrito de Conceição de Ibitipoca por 26 km em estrada não-pavimentada. Do Distrito de Conceição de Ibitipoca ao parque são mais 3km de estrada calçada.

    Existe outro acesso que é feito também pela BR 040, seguindo até o trevo de Barbacena. Seguir pela MG-338 sentido Ibertioga e, após esta cidade, continuar por 45 Km em estrada não pavimentada passando por Santa Rita do Ibitipoca até o trevo entre o Parque e Conceição do Ibitipoca. Atenção à sinalização neste trecho pois existem muitos cruzamentos.A sinalização para o parque existe a partir de Lima Duarte e na BR 267.

    Fonte: IEF

    LEIA TAMBÉM: 

    https://barbacenaonline.com.br/sem-refresco-parque-do-xopoto-suspende-visitas/

    https://barbacenaonline.com.br/veiculo-pega-fogo-e-chamas-atingem-parque-estadual/

    https://barbacenaonline.com.br/macrorregiao-centro-sul-retrocede-para-a-onda-amarela-do-minas-consciente/