• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Projeto leva educação museal às escolas públicas são-joanenses

    Entre os dias 14 e 20 de maio, o Museu Regional de São João del-Rei, em parceria com  entidades culturais, promove uma série de eventos para celebrar a 20ª Semana Nacional de Museus. Dentre eles, oficinas temáticas para professores da rede municipal de ensino, que fazem parte do projeto Educação Museal e o Patrimônio de São João del-Rei, coordenado pela professora Christianni Cardoso Morais (Deced), e desenvolvido numa parceria entre Museu Regional, Departamento de Ciências da Educação da UFSJ e Secretaria Municipal de Educação.

    Desde 2011, esse projeto de extensão, que tem interface com o ensino e a pesquisa, viabiliza um trabalho permanente de “educação museal” junto às escolas municipais, além de visitas orientadas de estudantes às exposições de curta duração realizadas no Museu. O projeto também promove o desenvolvimento de produção científica, como dissertações de mestrado e TCCs, cujo foco sejam museus e o patrimônio são-joanense. “A partir dessas experiências, percebemos o quanto os alunos da educação infantil e do ensino fundamental desconhecem o patrimônio histórico de São João del-Rei e a  necessidade de intervenção permanente junto às escolas para que esse alunos tenham acesso aos bens patrimoniais da cidade. Que as visitas sejam feitas com qualidade e não apenas como um passeio para ver coisas velhas”, explica a coordenadora. Nessa perspectiva, o Museu funciona como um espaço onde os alunos das escolas públicas tanto ampliam seus conhecimentos, quanto educam suas sensibilidades, aprendendo a valorizar os museus e o rico patrimônio da cidade.

    Para Christianni, o diferencial desse projeto está na forte parceria das três entidades e, principalmente, na atuação permanente junto aos professores das escolas, que atuam como multiplicadores dos saberes. “Há um diálogo constante com os educadores envolvidos. Das escolas eles trazem muitas coisas interessantes como retorno às salas de aula”, revela.

    O Museu Regional de São João del-Rei é subordinado ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Fica situado no Largo do Tamandaré, centro histórico de São João del-Rei. O edifício, tombado na década de 1940, foi restaurado após ter sido parcialmente demolido. Atualmente o Museu conta, em seu acervo permanente, com peças dos séculos XVIII ao início do XX, dentre as quais mobiliário, peças sacras, utensílios domésticos, prataria, esculturas e pinturas. Nele também são desenvolvidas exposições temporárias e visitas mediadas. De acordo com sua política de atuação, o Museu Regional tem promovido ações educativas junto às escolas da cidade e desde 2010 investe na formação de novos públicos, buscando ampliar seu potencial educativo.

    Programação:

    De 17 a 20/05: Oficinas temáticas para professores da rede pública municipal

    Fonte: Assessoria UFSJ

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais