Take a fresh look at your lifestyle.

Projeto incentiva a redução no consumo de sódio em restaurantes

0 104

Através da Vigilância em Saúde vem sendo desenvolvido na cidade de Barbacena o projeto “Restaurante Amigo da Saúde”, que tem como objetivo promover a alimentação saudável nesses empreendimentos e garantir mais qualidade de vida à população. Em decorrência do aumento de casos de hipertensão arterial registrados entre os moradores da cidade, a estratégia surgiu para auxiliar na prevenção da doença. 

No momento, são dois os estabelecimentos onde o projeto já está em vigor. A ideia é realizar um controle do teor de sódio presente nas refeições servidas, evitando o consumo excessivo da substância e promovendo mais saúde no município. De acordo com a previsão, outros locais receberão a iniciativa em breve. “O nosso objetivo é que, pelo menos, 10 bairros sejam usados no estudo de caso”, destaca o Gerente da Vigilância Sanitária, Gilberto Cardoso Ramos Junior.

Na primeira fase do projeto piloto, os estabelecimentos selecionados responderão a um questionário que tem o objetivo de coletar dados dos usuários e funcionários. A iniciativa busca entender as seguintes questões:

  • As pessoas conhecem os malefícios que o consumo elevado de sódio pode causar em suas vidas?
  • O estabelecimento conhece a realidade de seus usuários e os alertas sobre os possíveis riscos causados?
  • O usuário gostaria de receber orientações sobre a segurança alimentar dos locais onde se alimentam?
  • Como os estabelecimentos entendem a necessidade da mudança de hábitos alimentares para fornecer segurança aos seus usuários?
  • O usuário tem informações seguras sobre os riscos da hipertensão arterial x qualidade de vida?

Muitas pessoas procuram restaurantes diariamente, mas nem sempre estão atentas à forma de preparo das refeições ou até mesmo a quantidade de sódio ingerida. Por isso, o Coordenador da Vigilância em Saúde, Maurício Becho, pede que todos os estabelecimentos estejam conscientes dos perigos que o excesso de sódio pode causar à saúde de seus clientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.