Projeto do IF Sudeste abre inscrições para aulas de Equitação e Sessões de Equoterapia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena, iniciou as inscrições para um curso de Equitação e de Equoterapia, realizado por um projeto do setor de equideocultura da escola, com gestão administrativa e financeira da Fundação Arthur Bernardes de Viçosa (FUNARBE). 

Podem realizar as aulas de equitação crianças a partir de 5 anos de idade. O valor mensal é de R$240 por pessoa, onde as aulas terão a duração de uma hora semanal, nas terças ou quartas-feiras, com turmas de até cinco alunos. O instrutor será Felipe Amorim Caetano. 

Já as sessões de Equoterapia serão ministradas pelos equoterapeutas Ana Carolina, Cerise e Harlen e terão a duração de 30 minutos semanais, às sextas ou aos sábados. Podem realizar as aulas crianças a partir de dois anos de idade com indicação médica. O valor é de R$800 mensais, sendo uma vez por semana.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.eventos.funarbe.org.br. Para dúvidas e/ou informações acerca dos cursos, o contato disponível é e-mail [email protected]

Sobre os ministrantes: 

– Felipe Amorim Caetano: Zootecnista (UFLA-MG, 2021) e Doutor em produção e nutrição de Equídeos (UFLA-MG, 2021), possui formação técnica em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (2008), foi aluno de rédeas, equitação e adestramento clássico na Academia Equestre MVX (Lavras-MG). Atualmente é jurado oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Mangalarga, Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina e instrutor de equitação do Senar/MG.

– Ana Carolina  Magalhães Junqueira: Psicóloga Clínica  (2003, Universidade Vale do Rio Verde), tem Curso Básico de Equoterapia (2006, ANDE BRASIL), Curso de Horsemanship (2008, Universidade do Cavalo) e Curso Avançado de Equoterapia (2009, ANDE BRASIL).

– Cerise Malachias Paes Ferreira Lopes é  Fisioterapeuta (Unilavras,1998), com Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial, domínio cognitivo e motor (Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal, 2021), especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF,2011), graduanda em Licenciatura em Educação Física (IF campus Barbacena,2023), Técnica em Agropecuária (IF campus  Barbacena, 2014) e Técnica em Equideocultura (IF campus  Rio Pomba, 2016), Fisioterapeuta do Centro Estadual de Educação Especial “Maria do Rosário” – Barbacena,  Habilitada em Equoterapia (ANDE-BRASIL, 2007, 2009).

– Harlen de Carvalho Ribeiro é Fisioterapeuta  (UNIPAC, 2004), possui Pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica-Funcional (Universidade Castelo Branco, 2005),  Curso Básico de Equoterapia (ANDE-BRASIL, 2007), Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, 2017), Curso Básico Pediátrico de Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath (Associação de Instrutores Pediátricos do Conceito Bobath – Brasil), 2019), é Fisioterapeuta da APAE Barbacena.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais