Take a fresh look at your lifestyle.

Projeto de alunos da UEMG busca estimular os sentidos e a inclusão

Jardim Sensorial na área da Sericícola

0 320

Alunos do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Instituto Dona Itália Franco, em Barbacena, estão trabalhando no projeto de um Jardim Sensorial, um  espaço de lazer destinado à estimulação das percepções através dos sentidos. De acordo com a professora Mara Lúcia Rodrigues Costa, que leciona a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências e idealizou o projeto, a finalidade é propiciar aos estudantes relacionar a teoria que aprendem nas várias disciplinas com uma prática efetiva e significativa. “Nossos estudantes são estimulados a refletir sobre conceitos como alfabetização, letramento, interdisciplinaridade e inclusão em todas as disciplinas. A atividade de elaboração do projeto e sua efetiva implantação possibilitou a eles desenvolver trabalho em equipe, relacionar conceitos de disciplinas como Ciências Naturais, Português, História, Geografia dentre outras e efetivar uma atividade que contempla práticas de inclusão, alfabetização, além de resgatar a memória histórica da cidade. Atividades como esta propiciam uma práxis efetiva dos vários conteúdos apresentados e discutidos em várias disciplinas do curso e a percepção do ambiente, uma vez que propiciam o resgate da história, a pesquisa da fauna e flora local. Também não podemos deixar de mencionar questões relacionadas a educação ambiental, e a inclusão, uma vez que tudo foi pensado para aqueles que apresentam uma condição diferenciada dos demais. Isso implica em estudos sobre as limitações e possibilidades de contorná-las visando sua integração.  Em síntese auxilia na formação específica e humana do indivíduo”, afirmou.

A primeira etapa acontece no domingo, 02 de dezembro, a partir das 14h, na área da antiga Sericícola e, assim como todo o projeto, é aberto ao público. Serão montados o canteiro, a passarela e colocadas as placas informativas. Ao longo de 2019 o projeto terá continuidade.

O Jardim Sensorial é destinado a toda população da cidade, mas está voltado principalmente para estudantes dos vários níveis de ensino e aqueles com necessidades especiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.