• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Projeto Amigas do Peito realiza palestra sobre câncer de mama

    O médico oncologista Gustavo Gontijo conduzirá, no sábado (26), um encontro sobre o câncer de mama, abordando a prevenção e o tratamento da doença. A palestra, que ocorre às 15h no salão paroquial da Igreja São Sebastião, em Barbacena, é aberta ao público e tem entrada gratuita. A equipe do Projeto Amigas do Peito, que organiza o encontro, solicita que os participantes doem, se possível, um quilo de alimento não perecível que será entregue para entidades assistenciais. 

    O Projeto Amigas do Peito, que conta atualmente com mais de 20 integrantes, é uma iniciativa que propõe a reunião mensal de mulheres acometidas pelo câncer para a promoção de um espaço de debate, trocas e acolhimento. São mulheres que estão ou já estiveram em tratamento oncológico e que oferecem suporte, palestras, troca de ideias e experiências umas às outras, desenvolvendo uma rede de força e confiança. 

    Como descreve Fernanda, integrante do projeto, o grupo conta com a presença de profissionais da saúde para abordar temas relacionados com o câncer de mama e o tratamento da doença, permitindo que as mulheres tirem suas dúvidas e obtenham mais informações sobre o tema. O primeiro encontro aconteceu há um ano e, atualmente, o grupo desenvolve reuniões mensais. “Cada mês a gente leva alguém para dar uma palestra, nutricionista, psicóloga, dermatologista, e depois da palestra a gente conta um pouquinho como foi nosso mês”, descreve a fundadora do grupo, Nazaré Afonso Duval. “As meninas que estão fazendo o tratamento falam como elas passaram, o que elas sentiram, se estão precisando de alguma coisa, porque nosso objetivo é apoiar essas meninas, dar amor, carinho e também assistência”.

    Para a psicóloga do núcleo, Hedair Canton, a experiência tem sido um grande aprendizado. “O que essas mulheres trazem no dia a dia é a vida mesmo, é o medo, é a angústia, é a alegria”, ela conta. “O trabalho como psicóloga é muito importante e nosso grupo, nosso projeto, vem crescendo”.

    Além disso, é possível contribuir de diferentes formas com o projeto. Como relata a secretária do núcleo, estão sendo vendidos chaveiros, squeezes e camisas com a logo do Amigas do Peito. “Através da venda desses produtos a gente vai angariar fundos para o próprio grupo”, ela informa. “A gente está aí para isso, para poder dar esse amparo, e a gente quer dar o apoio financeiro também, que a gente sabe que faz falta”.