Take a fresh look at your lifestyle.

Programas da Unimed incentivam uma vida mais saudável

0 430

Mudar 1 hábito, muda uma vida. Esse é o lema da campanha que a Unimed trabalha neste ano em todo o país. E a má alimentação está entre os hábitos que muitas pessoas precisam e desejam mudar. Frente a isso, a Unimed Barbacena lança dois programas de promoção à saúde,  que tem por objetivo a melhoria do hábito alimentar e a perda de peso de forma saudável e consciente. E para conversar sobre mudança de hábito e entender melhor esses programas, conversamos com a nutricionista Viviane Oliveira.

Queria saber, na sua opinião, por que muitas pessoas têm dificuldade de mudar o hábito alimentar e se você tem alguma dica de como ajudar nessa mudança.

Mudar o hábito alimentar não é fácil e nem acontece de forma rápida, porque não alteramos apenas o paladar e as preferências por outros alimentos. É necessário remodelar os aspectos culturais, familiares e sociais, o estado emocional e psicológico, a rotina e o estilo de vida. Comer é um ato extremamente prazeroso e envolvente, mas os prazeres nos últimos anos se basearam em alimentos industrializados, ricos em açúcares, gorduras, sódio, os responsáveis por diversas doenças crônicas não-transmissíveis, como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras

E sobre as dicas, digo sempre que o primeiro passo para mudar um hábito é compreendê-lo, saber lidar com recaídas, enfrentar as dificuldades e não perder o foco, pois essas mudanças podem ser decisivas para a saúde no futuro. Outras dicas importantes são identificar as prioridades atuais: autoconhecimento é a dica número um, também é importante avaliar o nível de motivação e a iniciativa para a mudança e traçar  metas específicas, claras e realistas.

A Unimed Barbacena vem ao longo dos anos investindo fortemente em ações que promovam a saúde e consequentemente façam as pessoas viverem mais e de melhor forma. Queria que você nos contasse sobre estes novos projetos que estão sendo lançados, Peso Saudável e Educação Alimentar.

São programas que foram desenvolvidos com o intuito de atender os clientes adultos e idosos, contribuindo para que os mesmos possam adquirir um estilo de vida mais saudável, com conteúdo voltado para a formação de novos hábitos alimentares, assim como o incentivo à prática de atividade física, controle da ansiedade e organização de rotinas de vida.

E quais são as modalidades deste programa e quem pode participar?

Serão duas modalidades, assim nomeadas: Educação Alimentar e Peso Saudável, cada uma com os seus conceitos e objetivos próprios.  O Programa Educação Alimentar, tem a duração de 3 meses e será destinado a pessoas que apresentam o peso corporal adequado, ou seja, sem diagnóstico de obesidade. O objetivo é apresentar um conhecimento que estimule a autonomia, autocuidado e a responsabilidade com a própria saúde.

O Programa Peso Saudável, tem duração de 6 meses e é direcionado à pessoas com diagnóstico nutricional de obesidade. O objetivo é preparar, orientar, acompanhar e capacitar os participantes para prevenir e/ou minimizar os agravos associados ao excesso de peso.

Podem se inscrever para participar dos programas clientes Unimed Barbacena, adultos e idosos que desejam melhorar os hábitos de vida. Além dos clientes Unimed Barbacena, serão disponibilizadas vagas para a comunidade, ou seja, participantes que não tenham plano Unimed e que desejam melhorar a qualidade de vida.

Resumidamente, o que as pessoas irão encontrar nesses programas?

Os programas serão conduzidos pela equipe interdisciplinar da Unimed, através do Espaço Viver Bem, que é composta por nutricionista, psicólogo, educador físico e enfermeiros. O conteúdo programático conta com atividades individuais, como acompanhamento nutricional personalizado, atendimento psicológico, monitoramento da saúde e orientações para a prática de atividade física. Já nas atividades em grupo, os participantes terão acesso a ações voltadas para educação em saúde, oficinas, dinâmicas, grupos terapêuticos e estímulo à prática de atividade física.

Quem desejar saber mais sobre o programa, como deve proceder.

Fazer contato com a Equipe do Espaço Viver Bem através dos telefones: 3339-3945 e 3339-3947 – ou fazer-nos uma visita na sede da Unimed.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.