Take a fresh look at your lifestyle.

Profissionais receberão treinamento para atuar com práticas integrativas em Barbacena

0 540

Desde 2018 Barbacena tem aprovada a lei que institui a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde, através de proposta do vereador Edson Rezende. Desde a aprovação o município vem desenvolvendo ações para efetivar a lei.

Profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Barbacena participarão, agora, de cursos e formações em práticas integrativas. Nesse primeiro momento, 120 profissionais da atenção primária e do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) serão capacitados. De acordo com o vereador e médico Edson Rezende, “a população de Barbacena só tem a ganhar com a iniciativa, sendo ideal para que o acesso a essas práticas, tão importantes para o desenvolvimento da qualidade de vida, seja possível a todos”. Ele acredita que os treinamentos terão início até o final do ano.

O que são práticas integrativas?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar. O uso das PICS tem crescido de forma global, mesmo em países desenvolvidos onde a medicina convencional ou alopática tem se estabelecido nos sistemas de saúde, como os Estados Unidos e muitos países europeus.

Assim, há um equilíbrio ideal entre os dois sistemas de cuidado, que são a Medicina Tradicional e Complementar e a Medicina Ocidental. Esses sistemas podem se completar em uma harmonia benéfica, usando os melhores recursos que cada um oferece. Os indivíduos escolhem as PICS por várias razões, desde uma maior conscientização das opções de cuidado disponíveis, o interesse no “cuidado integral da pessoa” e também prevenção de doenças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.