A violência escolar tem sido uma das grandes preocupações das instituições de ensino, pais e autoridades. Situações como bullying, agressões físicas ou verbais, vandalismo, discriminação, entre outras, são situações que podem prejudicar o trabalho dos professores, o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes, além de gerar um clima de insegurança e medo na comunidade escolar.
Para reforçar a prevenção a esse grave problema, o Grupamento Ronda Escolar da GCM Barbacena desenvolveu, em parceria com a Escola Estadual Gabriela Ribeiro de Andrada, o Projeto “Refletir”. Com foco na prevenção da violência no ambiente escolar, a ação teve como público alvo e multiplicadores, os alunos do 1º ano do ensino médio. Foram realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas com os estudantes, abordando temas como respeito, cidadania, bullying, tolerância e cultura de paz, buscando promover a conscientização, a reflexão e a mudança de atitudes dos alunos em relação à violência. Tudo voltado ao estímulo do diálogo, a convivência harmoniosa e a valorização da vida.
O projeto começou em setembro e terminou neste sábado (18), quando alunos apresentaram trabalhos sobre os temas abordados, seguido de roda de conversa e apresentação do Canil GCM. Segundo o Grupamento Ronda Escolar, “a expectativa é que a projeto possa ser ampliado para outras escolas da rede municipal e estadual de Barbacena, beneficiando mais comunidades escolares”.
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: