Presidente do Núcleo do Câncer busca ajuda para início de atendimentos

Números recentes indicam que o câncer é a segunda maior causa de óbitos na região Campos das Vertentes. Em Barbacena, há um Hospital pronto para atendimento, diagnósticos e encaminhamento de pessoas portadoras da doença, o Centro de Atendimento aos Portadores do Câncer. Entretanto, a burocracia tem sido um empecilho para que o Hospital entre em funcionamento com plena capacidade. O vereador Amarílio Andrade, fundador e presidente do Núcleo, reuniu-se, recentemente, com o senador Carlos Viana (PHS), em Belo Horizonte, para buscar alternativas que possam viabilizar o término das obras do segundo módulo do Hospital e, também, iniciar as atividades do módulo que já foi concluído.

Ao programa jornalístico da Rádio Sucesso FM, Contato Direto, o vereador falou sobre a real situação do centro, que teve as obras do primeiro módulo concluídas e já conta com mobília completa, internet, telefone, água, energia elétrica, casa do vigia e um belo jardim interno, que foi um presente da Saint Gobain ao Núcleo. “O que falta agora, na verdade, é apenas a boa vontade para que nós possamos dar início ao atendimento aos portadores do câncer”, assinala o presidente da Câmara de Vereadores.

Sobre o encontro com senador Carlos Viana, Amarílio Andrade ressaltou que ficou clara a necessidade de encontrar uma fórmula que envolva o Estado e o Município para dar início ao atendimento no local. “Não é possível uma obra naquela localização, feita com o maior carinho, feita especificamente para atender aos pacientes do câncer, ficar da maneira que está, ociosa. E isso não pode continuar acontecendo e este é o posicionamento do senador”, reforçou. Amarílio esclareceu que o senador também se colocou à disposição para acompanhá-lo em Brasília, juntamente com o também senador Antônio Anastasia em uma visita ao Ministério da Saúde, para tentar obter ajuda do Governo Federal e buscar uma solução a curto prazo.

O edil também falou sobre a expectativa de conclusão do segundo módulo da obra, a partir da prorrogação do convênio com o Governo do Estado. “Como o Governador Zema prorrogou o convênio, nós estamos na expectativa de que poderemos terminar o segundo módulo, já que o Estado tem que gastar, sob pena de falta de cumprir a Constituição, 12% do seu orçamento. Quem sabe aquele segundo módulo que iria ser um complemento da mais alta importância para Barbacena, nós não venhamos conseguir considerando que a fundação está pronta e, agora com um pouquinho mais de recurso, nós estaríamos com o segundo módulo também concluído”.

O vereador encerrou sua entrevista ao Contato Direto reforçando que o Núcleo já está funcionando no Hospital do Câncer e fazendo um chamado às lideranças locais para que se unam ao projeto em prol de ajudar as pessoas que passam por este momento difícil.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais