Preocupante: Destruição na Serra de São José já chega aos 800 hectares

O incêndio na Serra de São José continua preocupando o Corpo de Bombeiros. Na noite desta quarta-feira (08) a área atingida estimada já ultrapassava os 800 hectares.

Já são 25 Bombeiros, 33 Brigadistas, além de quatro aviões e um helicóptero empenhados no combate as chamas desde as primeiras horas da manhã até o anoitecer, e apesar dos esforços, o incêndio continua avançando.

De acordo com o Tenente Guimarães, Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del Rei, apesar do empenho do máximo de efetivo e recursos possíveis, as chamas são muito fortes e a vegetação muito densa. Por isso, o fogo ainda atinge a região da Serra. A expectativa é que com o cair da noite e a redução das temperaturas, os militares encontrem um cenário mais favorável na manhã desta quinta-feira (09). Ainda segundo os Bombeiros, o mesmo efetivo será encaminhado para o local ao final da madrugada de quarta para quinta-feira.

O incêndio começou na tarde do último domingo (05) na área rural de Prados e se espalhou muito rapidamente, chegando até a Serra de São José na segunda-feira (06). Sobre uma previsão para o encerramento dos trabalhos, Guimarães afirma que os militares esperam conseguir eliminar as chamas o quanto antes, e que os trabalhos a serem realizados na manhã desta quinta serão fundamentais.

Atualização – Quinta-feira (09) às 9:30

De acordo com o Tenente Guimarães, Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, “Com a queda na temperatura durante a madrugada, os focos diminuíram. Por isso, é fundamental que as ações sejam retomadas o quanto antes, evitando as altas temperaturas do meio da manhã e início da tarde, quando as chamas ganham intensidade”.

No momento, cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros e 30 Brigadistas do IEF estão distribuídos nos locais que apresentam risco. Ainda de acordo com o Tenente, “Há a expectativa dos militares eliminarem todos os focos ainda hoje. Porém, mesmo após a extinção das chamas, equipes serão mantidas no local para evitar o risco de reignição”.

Canal BOL

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais