Ponte Seca vai virar mão e contramão

A Ponte Seca (Rua Monsenhor João Gonçalves) e a Rua do IF Sudeste MG (Rua Monsenhor José Augusto) vão sofrer alterações no trânsito nos próximos dias, passando a receber tráfego nos dois sentidos (mão e contramão). A Prefeitura e a Sutram (órgão responsável pelo trânsito na cidade) não confirmam oficialmente, mas as obras começaram nesta terça-feira (12) e têm previsão de terminar em três dias. Além das pinturas de faixas, instalação de uma rotatória em frente à Igreja da Glória, serão colocados dois quebra-molas no trecho, para reduzir a velocidade e evitar acidentes. Uma elevação em frente às portarias do IF Sudeste também está prevista entre as obras. Há indicações de que veículos pesados não poderão trafegar no trecho da Ponte Seca, por ser uma via estreita.

Após a conclusão das obras, a expectativa é de que haja uma comunicação oficial à população, indicando um prazo para que as alterações entrem em vigor. O escoamento do trânsito dos veículos que passam pelo Bairro São José (vindos do Ipanema, Caiçaras, Vilela etc) com as alterações vai influenciar na Praça da Estação e também na Rua de Setembro. Resta saber se o fluxo na rua Comendador João Fernandes aguentará o aumento de tráfego. Neste sentido, talvez seja preciso repensar o tempo dos sinais na Comendador João Fernandes e também na Avenida Bias Fortes, principalmente os semáforos que estão colocados próximo ao Solar dos CAnedos. O sucesso desta empreitada passa por esta percepção por parte dos engenheiros da Sutram.

O sentido duplo nas ruas Monsenhor João Gonçalves e Monsenhor José Augusto estava previsto na primeira alteração de trânsito que aconteceu em Barbacena, há cerca de três anos. Naquela oportunidade foram instaladas várias intervenções semafóricas por toda a cidade. Algumas deram certo e ajudaram o trânsito de Barbacena, como na região do Hospital Ibiapaba. Já outras não funcionaram e foram desligadas, como na região da Igreja da Penha e na Rua Sete de Setembro, esquinas com a Rua Getúlio Vargas e a Praça Adriano Oliveira (da Estação).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais