Ponte interditada entre Barbacena e São João del Rei

A Defesa Civil interditou, nesta segunda-feira (26), o trânsito sobre a ponte do Rio Elvas na comunidade de Aroeiras, estrada vicinal entre os municípios Barbacena e São João del-Rei, por causa de danos estruturais. “Em janeiro de 2021 a região foi acometida por chuvas intensas, que causaram enxurradas, inundações e alagamentos. Devido à grande vazão e velocidade das águas, ocorreu solapamento e carregamento de material, resultando em perda de função estrutural da ponte e de sua capacidade de suporte e transferência de carga ao solo. Existe um histórico de acidentes no local, inclusive com vítimas”, aponta laudo da Defesa Civil.

O decreto municipal (nº 8.931), publicado em 01 de julho, declarou como relevante interesse público e emergenciais as obras no local, através de um termo de cooperação entre o município e a empresa Rivelli Alimentos S/A.

A empresa oferecerá a mão de obra para a execução, o fornecimento das máquinas, implementos e todo o material necessário para a recuperação da referida ponte, enquanto o município fica responsável pela devida interlocução entre as prefeituras de Barbacena e São João del-Rei, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pelo projeto executivo da obra e a construção de desvio provisório da estrada destinado ao tráfego local, durante a execução da obra.